Câmara disponibiliza mais de duas centenas de contentores para deposição de resíduos durante as Festas do Santo Cristo

22 Maio 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai disponibilizar durante os dias das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres um total de 230 contentores para colocação de resíduos diversos, os quais ficarão localizados no Campo São Francisco e na Avenida Infante D. Henrique, os locais onde se concentram mais pessoas naquela que é a segunda maior festa religiosa de Portugal.
Apostando fortemente na sensibilização ambiental, na redução do uso de artigos de plástico descartáveis e na limpeza da cidade durante a realização de iniciativas desta natureza, a autarquia presidida por José Manuel Bolieiro está, desta forma, a pôr em prática o seu Manual de Recomendações Ambientais para grandes eventos, que apresenta uma perspetiva integrada da gestão de resíduos (os já conhecidos três R´s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
No fundo, este manual tem como grande objetivo a boa separação de resíduos e a boa reciclagem, apostando em medidas preventivas que evitem, ao máximo, o impacte ambiental negativo que surge na sequência da realização de grandes eventos em Ponta Delgada.
O Manual de Recomendações Ambientais está dividido em cinco etapas: reunião entre Câmara Municipal de Ponta Delgada e as entidades organizadores dos grandes eventos antes da realização dos mesmos; implantação de contentores paradeposição de resíduos; colocação de contentores de acesso privado destinados à restauração (cada estabelecimento tem acesso à sua zona para depositar os respetivos resíduos); concessão de contrapartidas, no caso concreto das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, para promover uma boa separação de resíduos; adequação dos circuitos de recolha para estes eventos.
Para a Câmara presidida por José Manuel Bolieiro, a realização das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres devem ser vividas pelos cidadãos, mas torna-se cada vez mais necessário haver uma boa gestão ambiental durante o evento.
É por isso mesmo que serão colocados nos espaços públicos com maior concentração de pessoas os contentores para separação de resíduos.

Substituição de artigos de plástico por materiais biodegradáveis

Também no âmbito desse manual, a autarquia recomendou a redução de artigos de plástico por materiais biodegradáveis, como pratos de cana de açúcar, facas, colheres, garfos e mexedores de café em madeira, assim como copos de cartão biodegradáveis.
Neste sentido, não se encontrou, atempadamente, uma alternativa para substituir os copos de plástico usados para servir cerveja, estando já assegurada uma solução para futuros eventos.
A Câmara de Ponta Delgada aproveita a oportunidade para lançar o repto à população em geral no sentido de evitar o uso de artigos de plástico durante as Festas do Santo Cristo e, também, em futuros eventos de grande dimensão, que trazem milhares de pessoas a Ponta Delgada.

Recolha de resíduos nos restaurantes

A Câmara de Ponta Delgada elaborou, entretanto, um plano para gestão de resíduos em festas populares que aponta para a instalação dos locais de armazenamento de contentores (LAC), reuniões de preparação com proprietários dos restaurantes, durante as quais se recomenda a utilização de produtos reutilizáveis e/ou biodegradáveis e compostáveis, formação específica aos funcionários dos restaurantes, levantamento e colocação dos meios logísticos (contentores) e humanos (circuitos de recolha), monitorização durante o evento do cumprimento da separação no interior dos LAC, fase final de avaliação, atribuição de pontuação e entrega de prémio financeiro de bom e excelente desempenho, circuitos dedicados de recolha na restauração (2 vezes por dia de recolha de resíduos de papel/cartão, vidro, plástico/metal, indiferenciados/orgânicos só para as zonas de restauração entre as 15h00 e as 18h00 e entre as 24h00 e as 03h00).

Sanitários públicos com horário alargado e varredoras nas ruas da cidade

Entretanto, os sanitários públicos da praça Vasco da Gama estarão abertos todos os dias até às 00h30 e os da Avenida Roberto Ivens todos os dias até às 01h30 , excetuando sábado. No domingo da Festa (vigília na Igreja de São José), estarão em funcionamento toda a noite até às 08h30.
Os serviços de varredura manual e mecânica funcionarão no sábado da Festa das 13h00 às 19h00 e das 19h30 à 01h30.
No domingo da Festa do Santo Cristo, as varredores estarão na rua das 11h00 às 16h00, enquanto a varredura geral com equipa grande e recurso a máquinas de varredura mecânica e aspiradores funcionará das 02h00 às 08h00 (limpeza antes da procissão).
Já a varredura geral com equipa grande e recurso a máquinas de varredura mecânica e aspiradores estará nas ruas da cidade de Ponta Delgada entre as 21h00 e a 01h00 (limpeza pós procissão)
Na segunda-feira, Feriado Municipal de Ponta Delgada, as varredores permanentes estarão de serviço das 18h30 às 01h00.