Câmara avança com obra de substituição da cobertura da Escola dos Poços em São Vicente Ferreira

22 Maio 2019

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Humberto Melo, acaba de assinar o contrato para o arranque da obra que visa a substituição da cobertura da Escola dos Poços, em São Vicente Ferreira.
A obra foi adjudicada pela autarquia à firma Marques, S.A., por um valor superior a 50 mil euros e tem um prazo de execução de 60 dias.
A intervenção no referido estabelecimento de ensino deverá ocorrer no período de pausa letiva, estando o seu início agendado para junho de 2019. Desta forma, avança-se para a substituição da cobertura existente, em amianto, por outra de material adequado.
Até ao momento, o plano de intervenção do Município de Ponta Delgada que visa a remoção das coberturas contendo amianto nos edifícios do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo engloba dois edifícios escolares, nomeadamente Escola dos Poços e a EB/JI de São Roque - obra a iniciar também em junho próximo.
De acordo com a lei em vigor, a utilização de produtos que contenham amianto e que já se encontrem instalados ou em serviço, à data de entrada em vigor da mesma, continua a ser permitida até à sua destruição ou fim de vida útil, com exceção dos equipamentos escolares, cuja remoção deve estar concluída no prazo máximo de 10 anos, ou seja, até ao fim de 2019.
Assim, a Câmara Municipal de Ponta Delgada prevê que até 29 de julho de 2019 estejam retirados dos edifícios escolares todos os materiais contendo amianto.