Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Centenário da escala da primeira travessia área transatlântica assinalado hoje em Ponta Delgada com colóquio internacional

Centenário da escala da primeira travessia área transatlântica assinalado hoje em Ponta Delgada com colóquio internacional
20 Maio 2019

Tem sido entendimento do Município de Ponta Delgada que “importa evocar a nossa História, relembrar feitos e personalidades, de forma a reforçarmos o conhecimento e orgulho do que fomos e assumirmos a nossa confiança no que seremos”.
Razão pela qual, hoje, o Centro Natália Correia acolheu o colóquio internacional “Os Açores: Escala da Primeira Travessia Aérea Transatlântica (1919-2019)”, numa iniciativa do Instituto Açoriano de Cultura (IAC) e  da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destacou a importância pedagógica de “evocar e resgatar o nosso passado honroso” e este facto histórico em particular que em muito “enaltece os Açores e referencia e destaca Ponta Delgada”, e felicitou o IAC pela iniciativa de organizar este colóquio e de aproveitar o momento para  o lançamento do livro “100 Anos de Aviação nos Açores”.
José Manuel Bolieiro congratulou, igualmente, os palestrantes que com a sua “competência, prestígio e reconhecimento nos dão nota do que é histórico, mas também de uma atualidade  sobre a interpretação do que somos e do que poderemos ser enquanto região e enquanto posição geoestratégica”.
“Recordar um século de aviação nos Açores é, ademais, convidar a uma reflexão sobre o desenvolvimento e celebrar a inovação e a modernidade”, acrescentou.
O edil, que falava esta manhã na sessão de abertura do evento, reiterou a disponibilidade do Município em colaborar com eventos desta natureza, dando um contributo para o conhecimento da história e cultura açorianas.
Ontem, recorde-se, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu o concerto do quinteto da U.S. Air Forces in Europe Band’s Winds Aloft.
Hoje, após o painel institucional, em que também esteve o Presidente da Direção do IAC, Carlos Bessa, teve lugar a conferência de abertura, proferida por João Bosco Mota Amaral e intitulada “Os Açores no centro das relações luso-americanas”.
No período da tarde, são oradores John P. Cann (“US Naval Aviation, the NC-4, and the Strategic Importance of the Azores”), Mário Correia (“A Aviação Naval e as travessas atlânticas: Sacadura Cabral”), José Toste Rego (“Alguns Aviões com História nos Açores”), Conceição Tavares (“Os tempos da aviação pioneira no legado do coronel Afonso Chaves”) e Carlos Guilherme Riley (“A Primeira Travessia Aérea do Atlântico vista dos Açores”).
Às 18h30, está previsto o lançamento do livro “100 Anos de Aviação nos Açores”, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e apresenta-se “como mais um importante contributo para a valorização do património material e imaterial da identidade açoriana e em particular para o estudo do património aeronáutico existente no arquipélago”.
José Manuel Bolieiro, na mensagem do livro, felicitou, Carlos Guilherme Riley, autor e coordenador do projeto “Asas sobre o Atlântico”, que culminou com o lançamento desta obra.
Ao longo destes cem anos, a história da aviação nos Açores tem passado por várias fases, dadas a conhecer na presente obra, que aborda também aspetos políticos, económicos e militares.