Câmara entrega diplomas a 23 formandos dos cursos de Inglês realizados em São Vicente Ferreira e Ginetes

03 Maio 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, no âmbito do programa PDL Proximidade, continua a levar a formação de ativos às freguesias mais afastadas da cidade. Os cursos têm por base a aprendizagem da língua inglesa, mas estendem-se a áreas tão diversas como a comunicação, o atendimento e o saber acolher quem visita Ponta Delgada.
A realização desses cursos, mais precisamente nos Ginetes e em São Vicente Ferreira, abrange habitantes de várias freguesias rurais do concelho e visa a implementação de novas aprendizagens aos ativos empregados no setor do Turismo, mas também a dotação de competências elementares a quem se encontra em situação de desemprego.
Esta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, procedeu à entrega dos diplomas aos 23 formandos que completaram os cursos de Inglês, manifestando a sua satisfação relativamente à adesão das pessoas a esta iniciativa fundamental, que surge em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.
A formação de ativos insere-se, segundo referiu José Manuel Bolieiro, na estratégia implementada e prosseguida pela autarquia relativamente à coesão territorial e à proximidade entre munícipes e Município.
Para o Presidente da Câmara de Ponta Delgada, “o investimento nesta formação oferece a possibilidade de melhorar as competências dos profissionais na área do Turismo e prepara as pessoas em situação de desemprego com as ferramentas adequadas para ingressarem no mercado de trabalho. Assim, valorizamos os nossos recursos humanos”.
“A Câmara Municipal, em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, vai ao encontro do crescimento do setor do turismo no concelho que, entre outros desafios, exige que se fale outras línguas, como o Inglês, por exemplo, e que se desenvolva uma cultura de serviço que prime pelo saber bem receber”.
O Presidente congratulou-se com mais esta iniciativa pioneira da Câmara, recordando que é responsabilidade de todos fazer um esforço diário para procurar mais saber, conhecimento e aprendizagem, desafiando todos os que agora receberam os diplomas a “encontrarem nesta formação um ponto de partida para continuarem a reforçar as vossas competências”.
José Manuel Bolieiro deixou uma palavra de apreço à Vereadora que tutela as áreas da Educação e Desenvolvimento Social, Maria José Lemos Duarte, pelo trabalho desenvolvido e pelo sucesso da iniciativa, assim como à Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada por apresentar uma visão e atuação que abrangem a economia no seu todo e eleva a aposta no setor do Turismo.
Deixou, ainda, uma palavra de reconhecimento aos técnicos da Divisão de Desenvolvimento Social da autarquia pelo pioneirismo nesta iniciativa, que é de extrema importância na formação de ativos em todo o concelho de Ponta Delgada.
Recorde-se que, ao longo do ano em curso, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria, vai promover mais cursos de Atendimento e Comunicação em Inglês e, também, de Atendimento e Comunicação em Alemão. Os interessados deverão entrar em contacto com a Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal.
Os cursos, cuja participação é gratuita, são ministrados por técnicos da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e têm como grandes objetivos a formação nas freguesias mais distantes do concelho, a qualificação dos ativos empregados no setor do turismo e a valorização das suas competências.
Pretendem, ainda, dotar, com as ferramentas necessárias, aqueles que em situação de desemprego possam vir a ingressar no mercado de trabalho, valorizando assim os recursos humanos locais.
Outro dos objetivos dos cursos é acolher com eficácia e amabilidade os clientes, caracterizar a oferta de cada restaurante, identificar ingredientes, caraterizar ementas e descrever as principais atrações gastronómicas e turísticas da região.
O conteúdo programático passa por diálogos em contexto de atendimento, nomeadamente, fazer reservas, acolher, apresentar o menu e fazer sugestões e descrever pratos, pedir a refeição, receber o pagamento e ter, paralelamente, um vocabulário relacionado com alimentação (ingredientes, ementas, formas de cozinhar, alguns utensílios e equipamentos), sem esquecer a Gramática.