Câmara aprova por unanimidade voto de pesar pela morte de João de Brito Zeferino

02 Maio 2019

A Câmara de Ponta Delgada aprovou hoje, por unanimidade, na sua reunião ordinária, um voto de pesar, apresentado pelo Presidente José Manuel Bolieiro, pelo falecimento do jornalista João de Brito Zeferino.
Na apresentação do voto de pesar, José Manuel Bolieiro fez questão de referir que o desaparecimento de João de Brito Zeferino “é uma perda inestimável no jornalismo regional e para Ponta Delgada”.
Neste sentido, adiantou, “este voto de pesa homenageia a sua memória”.
João de Brito Zeferino faleceu a 25 de abril último, aos 75 anos de idade. Nasceu em 1943 na freguesia de São Pedro. Desde cedo manifestou o seu gosto pelo desporto, quer como atleta, treinador e até dirigente, quer ainda como jornalista, atividade a que dedicou quase meio século da sua vida.
O envolvimento de João de Brito Zeferino nas causas desportivas e a sua postura ética enquanto jornalista valeram-lhe homenagens e inspiraram gerações de repórteres desportivos. Aliás, em 2013, foi a primeira personalidade homenageada com o “Prémio Carreira” da Gala do Desporto da Câmara de Ponta Delgada, em reconhecimento municipal e dos seus pares.
João de Brito Zeferino sempre demonstrou grande apetência pela temática desportiva e pelo jornalismo ligado às várias modalidades. Entrou no jornalismo em 1961 como repórter dedicado ao automobilismo, no boletim informativo do Grupo Desportivo Comercial.
Jogou futebol no Micaelense Futebol Clube e praticou judo no Clube de Judo de Ponta Delgada (foi 2º Kiu - Cinto Azul).
Foi no futebol que treinou o Micaelense Futebol Clube, o Clube União Sportiva, o Clube União Micaelense e o Clube Desportivo “Os Oliveirenses”.
Na qualidade de dirigente, fundou associações de projeção regional, nacional e internacional, como a Associação de Judo do Arquipélago dos Açores e o Grupo Desportivo Comercial.
Foi dirigente, do Micaelense Futebol Clube e membro consultivo da Delegação de Desportos de Ponta Delgada.
Enquanto jornalista, foi colaborador de jornais regionais e da Diáspora, além de uma assídua participação na rádio.
Iniciou a página desportiva do “Diário dos Açores” e começou como repórter no antigo Emissor Regional dos Açores (Antena 1/Açores), onde esteve até 2007.
Foi colaborador e responsável da revista Sonora Desportiva e membro do programa “Contra Relógio” do Clube Asas do Atlântico, de Santa Maria, tendo ainda trabalhado no “Açoriano Oriental”, no antigo “Jornal de Desporto”, onde foi diretor adjunto e, mais tarde, diretor.
Colaborou, ainda, nas revistas” Açoresporte” e “Açorianíssima”, foi colaborador do jornal “Azorean Times”, de New Bedford, e do jornal micaelense “Correio dos Açores”.
Até ao seu falecimento, manteve uma página de opinião no semanário “Atlântico Expresso”.
Jornalista exemplar, recebeu, em 1987, do Governo Regional, a Medalha de Bons Serviços Desportivos e, em 2001, o Prémio Jornalista Desportivo, na Gala de Desporto Açoriano, além do Troféu Prestígio do Grupo Desportivo Comercial.
Em 2011, foi distinguido no dia da Região, com a Insígnia Autonómica de Mérito, tendo sido galardoado, em 2011, pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, com o Prémio Carreira. Em 2013, foi Prémio Carreira, na Gala de Desporto de Ponta Delgada.