Museu Sahar Hassamaim – Portas do Céu celebra 4.º aniversário com “open days” e concertos de música hebraica

18 Abril 2019

Na próxima semana, o Museu Hebraico Sahar Hassamaim – Portas do Céu, antiga Sinagoga de Ponta Delgada, celebra o seu quarto aniversário. Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai promover, entre 23 e 28 de abril, “open days” e três concertos com a Vox Cordis.
Durante estes dias, a antiga Sinagoga de Ponta Delgada terá um horário alargado de abertura ao público, mais precisamente entre as 10h00 e as 18h00, para visitas personalizadas que incluem áreas não visitáveis do museu.
Entretanto, às 21h30 dos dias 26, 27 e 28 haverá um momento musical intimista à luz das velas com o concerto “Shalom”, interpretado pela Vox Cordis – Associação Musical, sob a direção do maestro Odilardo Rodrigues e com a participação do coro “Os Semicolcheias”, os quais serão acompanhados por Svetlana Pascoal (teclado), Jacinto Neves (violino), Matilde Rodrigues (viola) e João Rosado (clarinete).
O repertório é composto por 15 músicas cantadas em hebraico, entre as quais se destaca “Shalom Aleichem“.
A entrada para os concertos é gratuita e os bilhetes podem ser levantados na Sinagoga, na Rua do Brum n.º 16, entre as 14h00 e as 17h00 dos dias 24 e 25 de abril.
Fundada em dezembro de 1836, por um grupo de judeus originários do reino de Marrocos, a antiga Sinagoga Sahar Hassamaim foi recuperada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e transformada em museu da memória hebraica e centro cultural.
O edifício esteve votado ao abandono durante mais de cinco décadas, tendo a autarquia transformado o mesmo num espaço diferente e de extrema importância em termos patrimoniais e culturais, mas também em termos turísticos, porque Ponta Delgada passou a fazer parte do roteiro das várias cidades do mundo com legado hebraico.
Recorde-se que o processo que levou a que Sinagoga passasse para as mãos da Câmara Municipal de Ponta Delgada surgiu na sequência do acordo assinado em 2009 com a Comunidade Israelita. Desde essa data, e por um período de 90 anos, a Sinagoga passou a ser pertença do Município, que salvaguardou o património histórico e cultural, assim como o legado hebraico existente nos Açores, promovendo a sua divulgação turística pela comunidade judaica espalhada pelo mundo.
O Museu Hebraico Sahar Hassamaim foi inaugurado a 23 de abril de 2015, pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, numa cerimónia que contou com a presença de mais de 300 pessoas.