Presença açoriana no Hawaii é motivo de “orgulho e prestígio para a nossa cultura e identidade”

08 Abril 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou, sábado, que a presença açoriana no Hawaii, expressa na identidade cultural do seu povo, é motivo de “orgulho e prestígio para a nossa cultura e identidade”.
José Manuel Bolieiro, que falava no Casa da Madeira nos Açores no seminário “A emigração açoriana e madeirense para o Hawaii: contributos para o seu estudo”, acrescentou que “reavivar estas marcas culturais ajuda a ganharmos estima no que fomos e confiança no que seremos”.
O edil lembrou que, em novembro,  o Município de Ponta Delgada assinou um acordo de geminação com o condado de Kaua’i, presidido, à data, por Bernard P. Carvalho Jr., tendo, precisamente, em conta as relações históricas entre os Açores e o Hawaii e que importa reconhecer e desenvolver, no âmbito do poder local. Estas afinidades culturais podem ser potenciadas nos planos social e económico.
O autarca felicitou a Casa da Madeira nos Açores, presidida por Duarte Chaves, pela iniciativa que “ajuda em Ponta Delgada a reforçar o espírito desta relação arquipelágica cultural entre os Açores e a Madeira, não apenas nas ilhas, mas no mundo inteiro pela temática escolhida”.
Foram oradores Carlos Rilley, Rui Faria e Élia de Sousa.
No mesmo dia, esteve patente a exposição da Associação Emigrantes Açorianos “Caminhos da Mulher”. Relata estórias contadas na primeira pessoa por mulheres que emigraram nos anos 50 para o Canadá e nos anos 60 e 70 para os EUA. Relatos que, adiantou Rui Faria, “nos ajudam a pensar no que era ser mulher emigrante e no choque cultural que as mesmas enfrentaram”.