Ponta Delgada debate “Adaptação às Alterações Climáticas”

05 Abril 2019

Ponta Delgada acolhe, hoje, pelo segundo ano consecutivo um workshop das Smart Cities Tour, desta feita sob a temática “Adaptação às Alterações Climáticas”.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta delgada, sede e entidade coorganizadora da iniciativa, “a temática é inquestionavelmente importante, atual e, globalmente, impactante na vida das pessoas, dos lugares. Da humanidade e do planeta. Da vida no presente e no futuro.”.
José Manuel Bolieiro acrescentou que “nada mais seria tão oportunamente debatido aqui nos Açores do que esta temática”, atendendo ao facto de “sermos região preocupada com sustentabilidade ambiental e com boas práticas”. Deu como exemplo a Cartilha da Sustentabilidade, subscrita pelo Município de Ponta Delgada, que tem promovido as boas práticas da sustentabilidade ambiental em diversas áreas, como por exemplo através do Urban Waste, da recolha de resíduos urbanos diferenciada, na escolha e promoção de materiais reutilizáveis e na aposta na utilização da água da torneia que é de excelente qualidade.
O edil reiterou que “tão importante como a adaptação às alterações climáticas é fazer tudo, em concomitância, pelas boas práticas da sustentabilidade ambiental e adaptação às alterações climáticas”.
“Todos pela sustentabilidade ambiental e humana. A primeira prioridade”, apelou o Presidente.
Ao longo desta manhã estão a ser dados testemunhos das boas práticas e dos estudos em curso nestas matérias, que, certamente, irão contribuir para a “aquisição reforçada de sensibilidade para estas matérias”.
Bolieiro destacou, com efeito, que “há, pois, que reconhecer na história das pessoas, aqui viventes e interventoras no desenvolvimento, méritos de investigação, estudo e conhecimento científico, indutores e orientadores de boas práticas de sustentabilidade” e reafirmou Ponta Delgada como “cidade de ciência e de cientistas”.
“Agora e para futuro o recurso às novas tecnologias pode ser essencial para boas práticas na adaptação às alterações climáticas”, considerou o autarca, confiante no “bom resultado e conclusões deste workshop e na sua importância para o nosso conhecimento sobre o que se está a fazer e sobre o que se deverá fazer, com base científica, no imediato e no futuro aqui tão perto”.
O Presidente do Município agradeceu a “distinção e o reconhecimento da nossa capacidade de bem receber e organizar”, lembrando que, este ano, “à parceria organizativa da iniciativa da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e da Nova IMS, juntamos a parceria, que também muito nos honra, da Universidade dos Açores, que nos acolhe na Aula Magna do seu campus aqui em Ponta Delgada, e do Governo Regional dos Açores”.
Bolieiro agradeceu, igualmente, a “cooperação, significativamente relevante e prestimosa, de todas as instituições referenciadas no programa, no qual são aliás participantes, com oradores prestigiados em todo o rico programa elaborado”.
Na Sessão de Abertura do evento estiveram também João Luís Gaspar (Reitor da Universidade dos Açores), António Almeida Henriques (Presidente da ANMP) e Miguel de Castro Neto (NOVA IMS).
O reitor da academia açoriana destacou a pertinência do evento pela temática, mas também pela relação de proximidade da Universidade com a sociedade e com a cidade.
António Almeida Henriques agradeceu a hospitalidade e enfatizou a importância da Smart Cities Tour na partilha do conhecimento e na busca de soluções para os desafios que as cidades enfrentam.
Miguel de Castro Neto lembrou que é nas cidades que se trava a maior batalha das alterações climáticas, sendo que atualmente 50% da população mundial vive nas cidades e estima-se que em 2050 70% da população mundial viva nas cidades.
A Smart Cities Tour pretende apresentar o estado da arte e conhecer os principais desafios e projetos concretos que estão a ser desenvolvidos em Portugal nos municípios, com a participação do território, da academia e das empresas, e que é organizada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, através da Secção Cidades Inteligentes, e em parceria com a NOVA Cidade.