Ponta Delgada fornece água de qualidade exemplar

22 Março 2019

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada arrecadaram, uma vez mais, o “Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano”, desta feita referente a 2018.
O galardão atribuído esta semana pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) visa “premiar o mérito das entidades gestoras, que se distingam pela qualidade dos respetivos sistemas públicos de abastecimento de água, e contribuir para reforçar a confiança na qualidade da água da torneira por parte dos consumidores”.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada cumpriram com os requisitos de qualidade.
O “Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano” assegura que a água disponibilizada pelas entidades contempladas seja de qualidade exemplar.
A atribuição dos “Selos de Qualidade da Água para Consumo Humano” é feita anualmente, de acordo com rigorosos critérios definidos pela ERSARA em regulamento, designadamente o cumprimento dos “Programas de controlo de qualidade da água para consumo humano” (PCQA), bem como o cumprimento de valores paramétricos específicos.
Criada a 1 de abril de 2010, a ERSARA exerce as funções de autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano, através do acompanhamento e monitorização da qualidade da água realizada pelas diversas entidades gestoras, da aprovação dos Planos de Controlo de Qualidade da Água (PCQA) dos Açores, da realização de ações de auditoria e da supervisão aos laboratórios que prestam serviço às entidades gestoras.