Parque Urbano de Ponta Delgada dispõe de parque infantil “moderno” e “inclusivo”

21 Março 2019

O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, visitou esta manhã o Parque Infantil do Parque Urbano de Ponta Delgada.
O edil, na ocasião, expressou a sua satisfação por testemunhar a utilização alegre das crianças e das famílias deste equipamento “moderno” e “inclusivo”, que vem contribuir para a reconfiguração da própria fruição do Parque Urbano.
O autarca pontadelgadense apontou que o espaço, muito requisitado para a prática da atividade física, torna-se agora mais apelativo para as  famílias com crianças.
É estratégia do Município afirmar o Parque Urbano não como espaço de contemplação, mas de fruição e de lazer para todos.
Com espaço de jogo e recreio, foi concebido para cerca de 70 utilizadores em simultâneo, num investimento de, aproximadamente, 110 mil euros.
O objetivo primordial para a área de intervenção foi transformar o existente num espaço dinâmico, atrativo, funcional e acima de tudo inclusivo para crianças e jovens de diversas idades. Uma vez que a zona de intervenção se divide em duas áreas ligadas a um eixo de acesso principal ao parque urbano optou-se por distinguir duas áreas de utilização: um espaço para crianças mais crescidas e outro para crianças mais novas.
Neste sentido, e apesar de fisicamente os dois espaços estarem separados por um eixo, a intervenção consistiu em fazer a ligação entre os dois espaços através do desenho biomórfico, tanto no seu limite de intervenção, como no desenho do pavimento de segurança. A linguagem biomórfica juntamente com o conceito de “mar-ilha” pressupõe por si uma ligação entre as duas áreas, pode ler-se na memória descritiva do projeto.
De um lado “A ilha” composta por um farol, duas áreas com esculturas coloridas e pavimento de areia para promover desenvolvimentos de sentidos e ainda um baloiço inovador de grupo inclusivo. Do outro lado, encontramos uma zona para os mais novos, composta por uma estrutura semelhante a um navio, que permite a realização de diversas atividades lúdicas, bem como a exploração da imaginação da criança.