Vereadora da Cultura dá as boas vindas aos alunos da ESAQ e MEP nos primeiros concertos comentados na Sinagoga

vs_l4048
vs_l4071
18 Março 2019

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Duarte, deu esta manhã as boas vindas aos 25 alunos da Escola Secundária Antero de Quental (ESAQ) e 46 da MEP - Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, os quais participaram no primeiro dia da iniciativa “Concertos comentados na Sinagoga”.
Na iniciativa promovida pela Câmara presidida por José Manuel Bolieiro, a Vereadora da Cultura fez questão destacar a importância dos “Concertos comentados na Sinagoga”, cujo grande objetivo é divulgar a música hebraica ao longo dos tempos.
Aproveitou a oportunidade para agradecer às escolas, aos alunos e aos músicos do quarteto de cordas “com. Mozart”, constituído por professores do Conservatório Regional de Ponta Delgada, assim como aos colaboradores da a Sinagoga - Museu Hebraico Sahar Hassaimam, sem os quais não seria possível trazer às escolas a música hebraica.
Os “Concertos comentados na Sinagoga” prosseguem a 20 e 21 de março para alunos das escolas secundárias e profissionais do concelho de Ponta Delgada.
Durante três dias, na Sinagoga - Museu Hebraico Sahar Hassaimam, serão apresentados três concertos comentados subordinados ao tema “Música Hebraica ao longo dos tempos”.
A 20 de março, às 10h30, o concerto comentado é dirigido a 79 alunos da Escola Secundária das Laranjeiras (ESL) e a 21 de março, à mesma hora, a 30 alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo (ESDR) e a 30 da Escola Secundária Antero de Quental.
Recorde-se que o quarteto de cordas “com. Mozart” é constituído pelos professores do Conservatório Regional de Ponta Delgada Grigori Spektor (violino), Natália Zhilkina (violino), Pscuale Sansanelli (viola d´arco) e Natália Ferraz (violoncelo).
Nestes concertos, participa também o professor de flauta do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Yuri Pankiv, que colabora com o quarteto desde a sua formação.
Do programa fazem parte obras de diferentes géneros e que abrangem o conceito das mais variadas facetas da História do povo Judeu durante últimos 200 anos.
“Um Violinista no Telhado” e Suite para quarteto de cordas, com música de Jerry Bock e arranjo de Sergei Muratov são duas das obras dos concertos comentados, que englobam, ainda, vários temas de Suite “Jewish Vintage”, com música de Kees Schonenbeek e arranjo de Pascuale Sansanelli. Os últimos concertos são “A Lista de Schindler (Schindler's List)”, com música de John Williams e arranjos de Yuri Pankiv, e Suite “Klezmer Wedding”, o qual apresenta diferentes danças que acompanharam, e continuam a acompanhar, os casamentos nas comunidades judaicas. O arranjo é de Mike Curtis.