Câmara de Ponta Delgada e Marinha assinalam centenário da criação do Centro de Aviação Marítima dos Açores

15 Março 2019

No próximo dia 20 de março, quarta-feira, assinala-se em Ponta Delgada o centenário da criação do Centro de Aviação Marítima dos Açores.
Um evento organizado em conjunto pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e pela Marinha, através do Comando da Zona Marítima dos Açores, com o apoio da Força Aérea Portuguesa, através do Comando da Zona Aérea dos Açores e do Núcleo de Reservistas dos Açores.
O ponto alto das comemorações será o descerramento da placa comemorativa do centenário da criação do referido centro, no Alto da Mãe de Deus, seguido da homenagem aos militares falecidos. O enquadramento histórico do evento estará a cargo de Sérgio Rezendes.

No período da manhã, às 09h45, no Centro Natália Correia, terá lugar uma conferência intitulada o “100.º Aniversário da Aviação Naval – Ponta Delgada”. Serão efetuadas duas apresentações: “A Aeronáutica e o espaço geoestratégico dos Açores na primeira metade do século XX” por Sérgio Rezendes, e “Aviação Naval nos Açores” por Hugo Cabral.
Após a cerimónia evocativa, às 16h30, vai ser inaugurada no centro comercial Parque Atlântico a exposição “100.º Aniversário da Aviação Naval – Ponta Delgada”.
Os eventos, com entrada livre,  serão acompanhados, entre outras entidades, pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro; pelo Comandante da Zona Marítima dos Açores, Comodoro José António Croca Favinha; e pelo Comandante da Zona Aérea dos Açores, Brigadeiro-general Eduardo Jorge Pontes de Albuquerque Faria.