“Ponta Delgada é boa aluna dos princípios e valores da Unesco”

08 Março 2019

O Presidente da Câmara Municipal afirmou esta tarde que “Ponta Delgada é boa aluna dos princípios e valores da UNESCO”, nomeadamente no que ao turismo diz respeito.
José Manuel Bolieiro, que falava na sessão de boas vindas aos participantes na reunião da Federação Portuguesa das Associações Centros e Clubes Unesco, apontou os ativos de natureza como a principal referência turística do concelho e prioridade das políticas municipais para o setor. Deu como exemplos o complexo vulcânico das Sete Cidades e as termas da Ferraria. Estas últimas com um potencial estrondoso quando potenciada a tríade termalismo, saúde e turismo.  Em termos de atividades, o edil destacou a observação de cetáceos, num destino que prima igualmente pela gastronomia, cultura identitária e património material e edificado.
O Presidente reiterou que a estratégia municipal para o desenvolvimento do turismo em Ponta Delgada passa pela valorização dos ativos naturais e identitários do concelho, nomeadamente através do recenseamento dos ativos de natureza com potencial turístico; do incentivo à formação no setor turístico, para a conservação, proteção e desenvolvimento de espaços naturais; da promoção de circuitos turísticos que nos diferenciam de outros destinos e levam os turistas a visitar as zonas mais rurais do concelho, deixando aí valor e dispersando as visitas por mais locais de interesse; da criação de estruturas de interpretação do património natural, nomeadamente através da parceria com o Geopark dos Açores e o portal/App do Turismo, que disponibilizam informação turística sobre o concelho; e, também, do apoio às atividades culturais que potenciam um concelho diferenciador e dinâmico. O Município tem, igualmente, apostado no desenvolvimento digital, distribuindo wi-fi gratuito.
Defendeu, por outro lado, e com vista à progressiva eliminação de uma contemplação ignorada, a necessidade de haver um maior controlo no acessos aos spots turísticos e uma maior aposta na mobilidade elétrica.
Bolieiro congratulou-se com a escolha de Ponta Delgada para a reunião da  Federação Portuguesa das Associações Centros e Clubes Unesco, presidida por Aires de Carvalho, numa iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal.
Na sessão desta tarde o autarca fez-se acompanhar pela vereadora da Educação e Cultura, Maria José Duarte. A intervenção do Presidente foi precedida de duas exposições de caracterização do concelho pelos responsáveis das áreas do Turismo e da Cultura.