Bolieiro enaltece papel do escutismo na sociedade

press2
press
23 Fevereiro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, inaugurou, ontem, a sede do agrupamento n.º 1122 do Corpo Nacional de Escutas, na freguesia do Livramento.
O edil, na ocasião, enalteceu o papel do escutismo. “O escutismo contribui para a formação de caráter, de personalidade coletiva e individual, fazendo da vida uma escola”, destacou, acrescentando que o escutismo “ajuda a formar um sentimento comunitário, de serviço ao outro”.
Razões que levam o Município de Ponta Delgada a apoiar os movimentos escutistas. Recentemente o Presidente anunciou que a Câmara Municipal vai comparticipar as inscrições/quotizações nos escuteiros (Corpo Nacional de Escutas, Associação de Escoteiros de Portugal e Associação Guias de Portugal) e as obras na Casa do Escutista, em Santa Clara.
A Câmara tem também intervindo nas sedes dos escuteiros, dotando-os de uma maior capacidade organizativa e logística e cumprindo com a política municipal de coesão territorial.
Bolieiro expressou a sua satisfação pelo realizado e pelo facto de se estar a inaugurar uma obra que resultou da reabilitação das existências.
“É espantoso como souberam valorizar as raízes, potenciar as asas e não sair da residência inicial”, congratulou-se, reconhecendo o empenho da Junta de Freguesia e dos escuteiros nesta obra que vem enriquecer a freguesia do Livramento, presidida por Manuel António Soares, e criar melhores condições de trabalho para os escuteiros.
A intervenção da Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por José Manuel Bolieiro, consistiu na ampliação do edifício existente, através do aumento da área de implantação do piso térreo, e da criação de um 2.º piso, e na beneficiação da sede existente, através da criação de salas de atividades no interior do piso térreo.
Um investimento na ordem dos 50 mil euros que permitiu a criação, no piso térreo, de salas de atividades, balneários para apoio e instalações sanitárias; e, no Piso 1, de salão de atividades, cozinha e instalação sanitária.
Resultado da intervenção da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a sede do agrupamento n.º 1122 do Corpo Nacional de Escutas foi inaugurada ontem, 22 de fevereiro, Dia de Baden Powell e dia em que o Agrupamento do Livramento celebrou o seu 21.º aniversário.
A cerimónia de inauguração do espaço teve início com o Desfile da Fanfarra, seguindo-se o corte da fita, a bênção e os discursos.
O responsável pelo agrupamento 1122 manifestou enorme satisfação pelo facto de terem sido criadas melhores condições físicas e logísticas para que possam cumprir com os seu desígnio: a formação dos jovens.
Uma ideia corroborada pelo chefe do Núcleo de São Miguel do CNE, que enalteceu o trabalho da Câmara Municipal de Ponta Delgada em prol dos escuteiros, que prestam muitos serviços, a título de voluntariado, à sociedade micaelense. “Tem sido o Município que tudo tem feito para que os escuteiros tenham sedes condignas e funcionais”, afirmou José Maria Jorge.
O presidente da Junta de Freguesia também expressou enorme a sua satisfação por, uma vez mais, o autarca pontadelgadense ter cumprido com um compromisso assumido, valorizando o património edificado da freguesia e os escuteiros, cujo trabalho versa as áreas humana, social e cristã. Manuel António Soares congratulou-se, ainda, com o facto de ontem se ter encerrado um ciclo no que as sedes das associações diz respeito.
Após as intervenções, foram atribuídas lembranças aos antigos dirigentes dos escuteiros. Houve também um sorteio e um pequeno momento musical.