Bolieiro reafirma empenho do Município em salvaguardar património que está no Liceu Antero de Quental

22 Fevereiro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, afirmou ontem, na sessão de encerramento do colóquio comemorativo do 167.º aniversário do Liceu de Ponta Delgada, que “temos obrigação de salvaguardar o repositório documental e todo o património que está no Liceu, que pode contribuir para a investigação e para o conhecimento das nossas raízes e de que nos orgulhamos”.
O Município de Ponta Delgada tem colaborado na missão de potenciar o repositório da história e do património desta escola-museu, lembrou o edil,  assegurando o empenho e a disponibilidade em dar continuidade a esta colaboração.
Para o Presidente, num mundo em que predomina o excesso de informação, importa, precisamente, acautelar informação credível e de fontes fidedignas.
Daí a importância de aproveitar os momentos de celebração para “acrescentar orgulho, conhecimento e gratificação pela nossa História, pelos factos e pelas personalidades”.
Bolieiro congratulou-se com a organização, em dia de aniversário, do colóquio dedicado ao património cultural, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal através da Comissão Municipal de Toponímia, Distinções Honoríficas e Património Cultural e da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental.
Teve lugar uma visita guiada à exposição do espólio do liceu, comissariada por Luís Bastos, seguida do colóquio com quatro apontamentos sobre a Escola e o seu Patrono: Os Fonte Bela e o seu Palácio, por Pedro Pascoal de Melo; O Jardim do Liceu, por Isabel Soares de Albergaria; Antero na Literatura, por Maria João Ruivo; e Antero na(s) Cidade(s), por José Andrade.
Na sessão de encerramento, estiveram também os presidentes do Conselho Executivo da Escola Secundária Antero de Quental, Ulisses Barata, e da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental, Pedro Gomes.
O Presidente do Município felicitou Ulisses Barata, e através ele toda a comunidade escolar, pelo aniversário e parabenizou a Associação de Antigos Alunos pela iniciativa impulsionadora de conhecimento.