Escola dos Milagres reabre renovada no início do próximo ano letivo

01 Fevereiro 2019

A Escola dos Milagres (EB1/JI), na freguesia dos Arrifes vai reabrir no início do próximo ano letivo, depois da realização de grandes obras de ampliação e reabilitação por iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
As obras em curso na EB1/JI dos Milagres visam a recuperação do edifício existente e inclui a criação de quatro salas de aula, mantendo-se a traça original.
Trata-se de um investimento de 1,2 milhões de euros, comparticipado até um máximo de 85% por fundos comunitários.
A nova área, que está a ser construída totalmente em piso térreo passará a dispor de quatro salas de aula, mais duas salas de apoio, sala de professores, gabinete do coordenador, área administrativa, biblioteca/ludoteca, sala polivalente e refeitório para 180 utentes.
O desenvolvimento da nova área a construir num só piso permite que o mesmo se apresente como um conjunto único de modo a que os alunos possam atravessar todas as áreas programáticas sem constrangimentos físicos com várias ligações possíveis ao espaço exterior.
O edifício relaciona-se com a área envolvente e estabelece relações distintas com as áreas adjacentes e paisagem exterior, com vista ao desenvolvimento positivo e sensitivo dos alunos.
Enquanto isso, as novas áreas programáticas passarão a ter capacidade para um maior número de alunos (180 e 8 salas), procedendo-se à criação de melhores condições de acessibilidade e modernidade.
Saliente-se que os trabalhos decorrem de acordo com o plano aprovado, sendo que a taxa de execução é, atualmente, de 56%. A conclusão das obras está prevista para junho de 2019, reabrindo o edifício no início do ano letivo 2019/2020.
No âmbito das obras em curso, procede-se à reabilitação de parte do edifício existente, que corresponde ao volume original e à construção de um edifício novo, com ligação ao primeiro.
O tratamento dos espaços exteriores foi pensado tendo em consideração a faixa etária e a segurança dos utilizadores, tendo havido a preocupação de propor áreas exteriores com funções distintas que permitam diversificar as atividades no recreio, desde o campo de jogos, "playground", horta pedagógica, zonas de estadia e áreas relvadas.
Em curso está um conjunto integrado de espaços para o desenvolvimento das várias atividades dentro do recinto escolar, desde a receção dos alunos, áreas lúdicas e desportivas, salas de aula e refeitório que vão permitir a permanência dos alunos na escola durante o horário letivo, possibilitando, ao mesmo tempo, a realização de atividades distintas.