“PDL Proximidade” arranca segunda-feira em 14 freguesias de Ponta Delgada

31 Janeiro 2019

O programa “PDL Proximidade”, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, vai prosseguir já na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro, com mais uma freguesia do que em 2018, mais precisamente a Covoada.
Assim, o “PDL Proximidade” passa a abranger 14 das 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada. O grande objetivo é facilitar a consulta online por parte dos munícipes de todo o concelho sem que estes tenham que se deslocar da sua área de residência.
Agora, passam a integrar o “PDL Proximidade” as freguesias de Mosteiros, Sete Cidades, Ginetes, Candelária, Feteiras, Pilar da Bretanha, Ajuda da Bretanha, Remédios, Santa Bárbara, Santo António, Capelas, São Vicente Ferreira, Fenais da Luz e Covoada.
Com este programa inovador, que pretende aproximar os serviços sociais da Câmara de todos os munícipes do concelho de Ponta Delgada, nas sedes das suas Juntas de Freguesias, os interessados podem aceder ao portal da maior autarquia dos Açores (http://www.cm-pontadelgada.pt/pages/1021), registar-se e proceder à respetiva autenticação, consultando a informação relativa a processos de que sejam titulares, bem como submeter formulários aos serviços por via eletrónica.
Podem, por outro lado, enviar um email para servicosonline@mpdelgada.pt ou ligar para o número 296 304 405, caso necessitem de ajuda no que respeita aos registos e autenticação nos serviços online da autarquia.
Também no âmbito do “PDL Proximidade”, técnicos da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada trabalham, no terreno, nas freguesias mais afastadas da cidade.
Um dos grandes objetivos desta iniciativa é proceder a um atendimento descentralizado pelas freguesias mais afastadas da cidade de Ponta Delgada, permitindo, desta forma, uma maior proximidade entre o Município e a população e facilitando o seu contacto com os serviços de Desenvolvimento Social da autarquia.
Com todo este processo, a Câmara Municipal pretende incrementar a descentralização e ter uma maior proximidade com os habitantes das freguesias mais afastadas do concelho, muitos deles sem qualquer possibilidade de se deslocar à cidade Ponta Delgada por questões de mobilidade.
Sendo assim, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da sua Divisão de Desenvolvimento Social, vai estar, mensalmente, nas 14 freguesias mais afastadas da sede dos Paços do Concelho com vista a prestar atendimento mais próximo das populações.
A 4 de fevereiro, os técnicos da referida Divisão estarão nos Ginetes e nas Sete Cidades, a 5 do mesmo mês na Candelária e Feteiras, a 6 nos Mosteiros e Pilar e a 7 na Covoada. A 11 de fevereiro, os técnicos estarão nas Capelas e em São Vicente Ferreira, a 12 em Santa Bárbara e Santo António, a 13 na Ajuda e nos Remédios e a 14 nos Fenais da Luz.
Já a 11 de março, os serviços de proximidade com as populações será nas freguesias dos Ginetes e Sete Cidades, a 12 na Candelária e nas Feteiras, a 13 nos Mosteiros e no Pilar, a 14 na Covoada, a 18 nas Capelas e em São Vicente Ferreira, a 19 em Santa Bárbara e Santo António, a 20 na Ajuda e nos Remédios e a 21 nos Fenais da Luz.
Entretanto, a 1 de abril será a vez dos Ginetes e Sete Cidades, enquanto a 2 os serviços de proximidade passam para Candelária e Feteiras, a 3 pelos Mosteiros e Pilar e a 4 para Covoada. A 8 de abril, as freguesias abrangidas serão Capelas e São Vicente Ferreira, a 9 Santa Bárbara e Santo António, a 10 Ajuda e Remédios e a 11 Fenais da Luz.
A 6 de maio, os serviços de proximidade social estarão a trabalhar nos Ginetes e Sete Cidades, a 7 na Candelária e Feteiras, a 8 nos Mosteiros e Pilar, a 9 na Covoada, a 13 nas Capelas e São Vicente Ferreira, a 14 em Santa Bárbara e Santo António, a 15 na Ajuda e nos Remédios e a 16 nos Fenais da Luz.
A 3 de junho será a vez de Ginetes e Sete Cidades, a 4 de Candelária e Feteiras, a 5 de Mosteiros e Pilar, a 6 de Covoada, a 11 de Santa Bárbara e Santo António, a 12 de Ajuda e Remédios, a 13 de Fenais da Luz e a 17 de Capelas e São Vicente Ferreira.
Passando ao mês de setembro, o dia 2 está reservado para Ginetes e Sete Cidades, o dia 3 para Candelária e Feteiras, o dia 4 para Mosteiros e Pilar, o dia 9 para Capelas e São Vicente Ferreira, o dia 10 para Santa Bárbara e Santo António, o dia 11 para Ajuda e Remédios e o dia 12 para os Fenais da Luz.
A 7 de outubro, os serviços estarão nos Ginetes e Sete Cidades, a 8 na Candelária e Feteiras, a 9 nos Mosteiros e Pilar, a 10 na Covoada, a 14 nas Capelas e em São Vicente Ferreira, a 15 Santa Bárbara e Santo António, a 16 na Ajuda e nos Remédios e a 17 nos Fenais da Luz.
Finalmente, no mês de novembro os serviços estarão, a 4, nos Ginetes e Sete Cidades, a 5 na Candelária e nas Feteiras, a 6 nos Mosteiros e Pilar, a 7 na Covoada, a 12 nas Capelas e em São Vicente Ferreira, a 13 em Santa Bárbara e Santo António, a 14 na Ajuda e nos Remédios e a 15 nos Fenais da Luz.
O “PDL Proximidade” abrange inúmeras iniciativas nas mais variadas áreas de atividade, sendo que as acima referidas visam, em particular, dotar as freguesias de novas tecnologias e de equipamentos diversos, além da formação específica, nas Juntas, com o objetivo de facilitar o acesso de todos os munícipes às plataformas digitais da autarquia.
Recorde-se que a Câmara Municipal tem vindo a reforçar a sua aposta no programa “PDL Proximidade” com cursos de formação nas freguesias mais distantes do centro urbano, os quais são ministradas pela Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e visam valorizar os recursos humanos locais e à potenciação o desenvolvimento do turismo.