Bolieiro defende importância do reconhecimento e valorização do mérito

vs_l7328
10 Dezembro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou, esta tarde, ser importante reconhecer e premiar o mérito escolar porque “o reconhecimento e a valorização do mérito são o principal estímulo para a procura de excelência e para o esforço e a superação  de cada um e, depois, de todos e de uma comunidade”.
“Temos de ganhar uma cultura, na sociedade, de que o esforço a vale a pena buscar, de que a procura da excelência é árdua mas tem no fim o reconhecimento e de que o mérito nos eleva sempre na nossa própria dignidade e na nossa  responsabilidade do presente e do futuro”, enfatizou José Manuel Bolieiro na cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Escolar do Município.
O edil, no Salão Nobre, perante uma vasta e atenta audiência, expressou o seu orgulho pelos resultados alcançados pelo grupo de alunos distinguidos, desejando-lhes, aos professores, às escolas e aos familiares a continuação de um bom trabalho.
E como ser bom aluno e  bom profissional também implica, para além das competências do Saber Saber e Saber Fazer, outras relacionadas com o Saber Ser e o Saber Estar, o Presidente do Município, no dia em que Ponta Delgada celebrou os 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, apelou a uma maior sensibilidade para a questão dos Direitos Humanos.
Alertou, ainda, para o excesso de informação a que se assiste na atualidade, gerador de desinformação. “É bom selecionar informação que nos dê princípios e valores de vida e não aquela que se perde na espuma do dia”, aconselhou.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada distinguiu 24 alunos do 3.º ciclo, do secundário e do ensino profissional, atribuindo-lhes um diploma e um prémio pecuniário. Os prémios foram relativos ano ano letivo 2017/2018.
Esta foi a quinta edição de uma iniciativa pioneira nos Açores que tem como grande objetivo premiar o mérito e, desta forma, incentivar os alunos a prosseguirem os estudos.
Não obstante esses prémios servirem para distinguir e reconhecer publicamente os melhores de entre os melhores, em vários níveis de ensino, acabam, também, por se transformar num incentivo aos estudantes em geral para que estes consigam alcançar o mérito.
Este prémio teve um impacto financeiro de 11.200 euros, distribuídos por 24 alunos das Escolas Secundárias Antero Quental, Domingos Rebelo, Laranjeiras e Colégio Castanheiro, das Escolas Básicas Integradas de Ginetes, Capelas e Arrifes, do Conservatório Regional de Ponta Delgada e das Escolas Profissionais ENTA, INETESE, APRODAZ, EPROSEC, EFTH , MEP – Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e Câmara do Comércio e Indústria.
A sessão desta tarde contou com um momento musical, protagonizado por Sofia Vidal e Rafael Carvalho, aluna e professor do Conservatório Regional de Ponta Delgada, respetivamente. Sofia Vidal, que também recebeu o Prémio de Mérito do Município, mereceu uma palavra especial de José Manuel Bolieiro por aliar ao mérito na aprendizagem o gosto e o talento musical.