Presépio dos Manaias é inaugurado amanhã na rua Machado dos Santos

06 Dezembro 2018

O Presépio dos Manaias vai ser inaugurado às 16h30 de amanhã, 7 de dezembro, na rua Machado dos Santos, mais precisamente no edifício da antiga loja “Zoom”, no canto em baixo da rua do Castilho.
Os utentes do Projeto de Inclusão Social "Casa Manaias", da Câmara Municipal de Ponta Delgada, expõem o seu presépio pelo quarto ano consecutivo, sendo que este poderá ser apreciado por todos os interessados até 6 de janeiro de 2019, das 10h00 às 19h00.
Este ano, os utentes recriaram como cenário uma gruta, na qual construíram o Presépio, podendo visualizar-se a aldeia rural, construída com casas em casca de pinheiro, imitando as casas de pedra, e a aldeia urbana, com as casas modernas.
Na duas aldeias, o presépio retrata as tradições dos Açores, em específico da ilha de São Miguel, como a matança do porco, as vindimas, o grupo folclórico, a filarmónica, a moagem da farinha e a preparação do pão para o forno de lenha, assim como a estufa de ananás e a agricultura. Uma recriação para a qual foram utilizados o trigo, o milho e ervas das pastagens verdejantes.
Em exposição, vão estar 21 casas, nove das quais são construídas com contraplacado marítimo e 12 com cartão e casca de pinheiro, imitando a pedra. Existem, ainda, dois moinhos, quatro ovelhas, uma réplica da Igreja da Matriz, uma casa com roda de água, uma cascata, três piões de milho, um fontanário, carroças em vime e 135 figuras decorativas, representando profissões como talhante, peixeiro, jardineiro, moleiro, padeiro, serralheiro, ferreiro, pastor, amarrador de ferro, entre muitas outras.