Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Município de Ponta Delgada renova colaboração com Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores

Município de Ponta Delgada renova colaboração com Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores
04 Dezembro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada procedeu, esta manhã, à assinatura do Protocolo de Colaboração com a Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores.
José Manuel Bolieiro congratulou-se com a renovação da colaboração, que “vem juntar às boas práticas do Município de Ponta Delgada a oportunidade de uma boa sinergia com a Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores”, “com vista ao desenvolvimento de atividades no domínio da promoção das várias literacias”.
O Município tem, nas suas políticas para a Educação, como prática a aquisição anual de diversos livros do Plano Nacional de Leitura para as bibliotecas municipais, numa oferta complementada por obras de escritores locais “para o conhecimento da nossa identidade e da nossa história”. Faz, também, chegar às escolas dois dos jornais diários da região.
No âmbito do protocolo com a Rede Regional de Bibliotecas Escolares foi possível, aquando do encontro literário Arquipélago de Escritores, proporcionar o encontro entre escritores e alunos, numa iniciativa elogiada por Luzia Borges.
O edil, que se fez acompanhar pela Vereadora da Cultura, Maria José Duarte, anunciou a continuidade deste tipo de iniciativas em próxima edição do Arquipélago de Escritores e, até lá, com autores/escritores locais.
A Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares dos Açores,  Luzia Borges, salientou a importância deste momento e o facto de o Município e a Rede “comungarem do grande objetivo que é a criação de sinergias para servir melhor os alunos do concelho”.
O Protocolo assinado hoje por José Manuel Bolieiro e Luzia Maria Menezes Borges prevê a partilha de recursos e informação e a cooperação no empréstimo de livros entre a Biblioteca Municipal Ernesto do Canto e as bibliotecas escolares do concelho (caixas mágicas itinerantes), em formações em diversas áreas, na cedência de espaços e materiais, na partilha de experiências e de projetos, em reuniões e planificações em conjunto, reformulando estratégias sempre que necessário, e na cedência de apoio técnico de parte a parte sempre que for necessário e possível.
Dita, igualmente, a atribuição de apoio financeiro pelo Município, dentro das suas possibilidades, em digressões de escritores/ contadores de histórias e editores, livreiros e outros artistas que, através de diversas áreas promovam a leitura, o livro e a educação pela arte (comparticipação no alojamento, passagem aérea, deslocações e estadias).