Bolieiro nos EUA para manter encontros com empresários e políticos e assinalar os 10 anos das Portas da Cidade de Fall River

13 Outubro 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada vai deslocar-se aos Estados Unidos da América (EUA) entre 18 e 25 de outubro.

Durante a estadia por terras americanas, José Manuel Bolieiro vai manter diversos contactos com empresários norte-americanos, assinar protocolos de colaboração entre a Sinagoga de Ponta Delgada (Núcleo Museológico e Cultural) e sinagogas norte-americanas, assim como participar nas comemorações do 10º aniversário da oferta da réplica das Portas da Cidade a Fall River, cidade norte-americana onde vivem milhares de emigrantes e descentes de emigrantes açorianos.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada chega aos Estados Unidos a 18 de outubro e, no dia seguinte, fará o Roteiro de Filadélfia, visitando o Gabinete do Presidente da Câmara local, Jim Kenney.

José Manuel Bolieiro manterá, ainda em Filadélfia, encontros com a Câmara do Comércio e com o Adido Cultural desta que é a cidade mais populosa do estado norte-americano da Pensilvânia.

A 20 de outubro, o Presidente da Câmara encontrar-se-á com o Rabino da Sinagoga de Filadélfia, com o qual será assinado um protocolo de cooperação.

No dia seguinte, José Manuel Bolieiro estará em Providence, onde participará nas comemorações do 10º aniversário do Instituto para os Estudos de Português e do Mundo Lusófono na College de Rhode Island, com o Senador Daniel da Ponte e a Vice-Cônsul de Portugal, Márcia Sousa.

A 23 de outubro, será assinado um Protocolo de Geminação entre a Beth El Synagogue e a Sinagoga Sahar Hassamain.

É também neste dia que decorrerão as cerimónias das Portas da Cidade de Ponta Delgada em Fall River. Depois dos hinos nacionais, terão lugar as intervenções do Presidente do Comité das Portas da Cidade, Frank Cabral, do Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e do Presidente da City Hall de Fall River, Jasiel F. Correia.

Ainda a 23 de outubro, José Manuel Bolieiro encontrar-se com a Comunidade Luso Americana, Receção no Centro Cultural.

Já a 24 de outubro, o Presidente da Câmara de Ponta Delgada visita à Sinagoga Touro, em Newport, com a qual também será assinado um acordo de geminação com a Sinagoga de Ponta Delgada.

No último dia da visita, 25 de outubro, José Manuel Bolieiro, visita à State House de Massachusetts, Grupo Legislativo Luso Americano, e reunirá com o Presidente do Senado, Stanley Rosenberg, com o deputado (Speaker of the House) Robert A. DeLeo e o Governador de Massachusetts Charlie Baker.

Ponta Delgada, 13 de outubro de 2016