Câmara tem vindo a adotar estratégias de combate ao flagelo da violência

14 Outubro 2016

A Vereadora da Ação Social, Fátima Rego Ponte, em representação do Presidente José Manuel Bolieiro, afirmou hoje, na sessão de abertura das IV Jornadas da APAV Açores, que “esta é mais uma das muitas oportunidades de debate sobre a problemática da violência que a parceria entre o Município de Ponta delgada e a APAV tem permitido realizar, fomentando a atenção, o diálogo e a cooperação.

“Em conjunto, temos vindo a adotar estratégias de combate ao flagelo da violência, com que somos confrontados diariamente.” - acentuou,
Fátima Rego Ponte recordou a criação do primeiro Gabinete de Apoio à vitima dos Açores, há quase 14 anos, resultante de uma iniciativa da Autarquia de Ponta Delgada em estreita colaboração desta importante instituição.

Aproveitou a oportunidade para agradecer, em nome do Presidente da Câmara, a todos os que estão envolvidos neste projeto, contribuindo de forma voluntária, abnegada e eficaz no despiste, aconselhamento e busca de soluções efetivas para minimizar os efeitos de alguns problemas de violência.
“A criação deste tipo de apoio merece todos os dias um esforço acrescido da nossa parte como uma forma de implementar um conjunto de instrumentos que permitam a afirmação e desenvolvimento de políticas sociais adequadas.” - adiantou.

Para a Vereadora, “em boa hora, a Câmara de Ponta Delgada e a Associação Portuguesa de Apoio à vitima deram as mãos, o que tornou possível a abertura de um Gabinete de Apoio à Vítima que conta com técnicos de ação social, juristas, psicólogos que todos os dias dão um pouco da sua ajuda a quem dela mais necessita.”

Referiu, por outro lado, que a Autarquia cedeu as instalações para a abertura e funcionamento deste Gabinete e suportou os custos de funcionamento, através de um protocolo que prevê a comparticipação de 34 mil euros por ano por parte do Município.

Como adiantou, ao longo de mais de uma década de cooperação, “nunca desistimos de procurar o diálogo com todas as instituições, porque sabemos que sozinhos não conseguiremos levar por diante todas as estratégias de prevenção e combate à violência, área em que se afiguram necessários todos os esforços.”

Apontou como exemplos, não apenas o Gabinete de Apoio à vítima, mas também nas áreas que merecem um especial envolvimento da Câmara Municipal, como a Comissão de Proteção de Crianças e Menores em Risco do Concelho.

Ao longo dos anos, a Câmara tem disponibilizado todos os meios ao seu alcance para a prossecução de um trabalho sério com vista à sinalização de menores em risco e ao respetivo encaminhamento para as instituições oficiais.

Fátima Rego Ponte sublinhou que “importa promover uma consciência crescente da natureza criminal destes comportamentos e das graves consequências pessoais, sociais e económicas que daí advêm.”

“A Câmara espera que o trabalho iniciado, com a APAV, há quase 14 anos, continue a dar frutos. Em nome de uma sociedade mais justa, mais equilibrada e menos violenta. Continuaremos a envidar todos os esforços, dentro das nossas disponibilidades e competências, para ajudar na luta contra a violência. Como sempre, a Câmara está empenhada em ajudar a uma maior coesão social e a uma maior integração na sociedade.” - sustentou.

A Vereadora reforçou a ideia de que “não há desenvolvimento nem progresso sem justiça social. A nossa Divisão de Desenvolvimento Social continua empenhada em ajudar-vos nesse processo e é uma porta permanentemente aberta para dar a melhor e mais célere resposta aos diversos problemas que a sociedade enfrenta. Iniciativas como as que estamos a desenvolver hoje são essenciais para um verdadeiro debate sobre as problemáticas sociais. Saibamos todos tirar as devidas ilações do debate que aqui se gerar.”

Ponta Delgada, 14 de outubro de 2016
Lubélia Duarte