Portal da Câmara de Ponta Delgada em terceiro lugar no ranking nacional da acessibilidade e navegabilidade

17 Outubro 2016

A Autarquia de Ponta Delgada ficou classificada em terceiro lugar nos prémios Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais. Estes prémios foram atribuídos pela Universidade do Minho e pela Microsoft, tendo Ponta Delgada sido distinguida na categoria “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Navegação”.

Ponta Delgada fica, assim, em 3º lugar no total dos 308 municípios portugueses.

O Vice-presidente, Fernando Marques Fernandes, representou a Câmara de Ponta Delgada na cerimónia de entrega dos prémios da 8ª do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais, que decorreu esta segunda-feira, no auditório da Microsoft, em Lisboa.
Os prémios são referentes a 2014, ano em que a Autarquia de Ponta Delgada inovou o seu portal, e visam a avaliação da presença das câmaras municipais na Internet.

Segundo Fernando Marques Fernandes, o prémio agora recebido pelo maior Município dos Açores vem reconhecer publicamente o trabalho que a nossa Câmara tem vindo a desenvolver, por forma a permitir uma maior acessibilidade ao portal do Município.

Refira-se que os prémios atribuídos pela Universidade do Minho e pela Microsoft visam a divulgação on-line dos editais, as atas das reuniões camarárias e a transmissão em direto das mesmas, bem como a possibilidade do munícipe poder aceder a diversos serviços/formulários via Internet, facilitando assim a comunicação e desburocratizando os serviços.

O método de avaliação definido para suportar a condução da sequência de estudos que avaliam a presença na Internet das câmaras municipais, que este documento detalha, assenta num conjunto de nove princípios.

O primeiro é prende-se como método de avaliação relativamente ao procedimento aplicado e à grelha de avaliação utilizada, é igual para todas as câmaras, obtendo-se assim avaliações consistentes no que concerne ao conjunto de critérios, indicadores e subindicadores avaliados, o que permite a comparação entre as várias câmaras analisadas.

Segue-se o método de avaliação adotado numa edição do estudo deve ser igual ou comparável, no que se refere ao procedimento aplicado e à grelha de avaliação utilizada, com o método adotado em edições anteriores do estudo, por forma a permitir a análise e comparação evolutiva dos resultados dos mesmos.

A grelha de avaliação utilizada é alvo de uma revisão contínua com vista a adequar o conjunto de critérios, indicadores e subindicadores que a constituem, bem como os respetivos pesos que a estes são atribuídos, de forma a incorporar a aprendizagem e experiência gradualmente desenvolvidas ao longo dos estudos e a refletir as mudanças tecnológica, organizacionais, sociais e políticas do domínio.

Já a definição do método de avaliação, no que concerne particularmente à grelha de avaliação utilizada, decorre de forma colaborativa e participativa, incluindo colaboradores que apresentam perfis complementares nas áreas das tecnologias, da estatística, das ciências da administração e das ciências políticas, e deve ser alvo de um processo de consulta pública para apreciação da sua adequação.

Depois, surge a definição do método de avaliação, nomeadamente no que se refere ao procedimento aplicado e à grelha de avaliação utilizada, deve constituir um esforço independente e isento de qualquer tipo de pressão ou interesse de alguma parte, de forma a produzir um método de avaliação que seja completamente imparcial.

A descrição detalhada do método de avaliação adotado, no que se refere ao procedimento aplicado e à grelha de avaliação utilizada, deve estar disponível para acesso público é outro dos métodos tidos em conta, o mesmo acontecendo com os resultados decorrentes da aplicação da grelha de avaliação às entidades abrangidas nos estudos, que devem ser politicamente e profissionalmente relevantes, e com os dados recolhidos durante a avaliação, que estar acessíveis, quer para as entidades avaliadas quer para o público em geral.