Balanço positivo da visita da delegação do Havai a Ponta Delgada

press
press2
16 Novembro 2018

Ponta Delgada recebeu, nos últimos dias, uma delegação do Condado de Kaua’i (Havai), que se deslocou ao concelho para a assinatura de um Acordo de Geminação  que reconhece e potencia as afinidades económicas, sociais e culturais de ambos os territórios.
O Município proporcionou à comitiva presidida pelo Major de Kaua'i, Bernard Carvalho, e constituída por responsáveis autárquicos e representantes académicos e culturais, visitas à Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, à Universidade dos Açores e à Unileite, para além do programa social, que incluiu um périplo pelo concelho, dando a conhecer as potencialidades turísticas, naturais e culturais.
Visitas que se revelaram profícuas. José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, afirmou que este foi “o primeiro passo para o estabelecimento de uma relação efetiva de proximidade e de cooperação em áreas de desenvolvimento como a Educação, a Agricultura, o Turismo e o Ambiente”.
No que concerne à área da Educação, o Centro Universitário do Kaua’i afirmou querer criar uma “ponte” com a Universidade dos Açores.
A Comitiva do Kaua’i, foi recebida, ontem, na Reitoria da Universidade dos Açores pela Vice-reitora para as Relações Externas e Internacionalização, Susana Mira Leal, e pela Vice-reitora para a Ciência e Tecnologia, Graça Queirós.
Susana Mira Leal deu as boas vindas à comitiva à Universidade dos Açores e Graça Queirós fez uma breve resenha sobre os três polos e a investigação científica que é realizada na Academia açoriana, o que deixou a comitiva havaiana surpreendida pela positiva.
Também Margaret Sanchez, responsável pelo Assuntos relacionados com os Estudantes do Centro Universitário do Kaua’i, fez uma breve apresentação sobre este mesmo centro e as áreas lecionadas no mesmo.
No final, o Mayor Bernard P. Carvalho manifestou interesse na criação de uma “ponte” - intercâmbio - entre o Centro Universitário do Kaua’i e a Universidade dos Açores.
A ideia, bem acolhida pela Academia açoriana, visa o intercâmbio de alunos havaianos e açorianos e a criação de parcerias ao nível da investigação científica e tecnológica, bem como na Educação, Agricultura, Eco-turismo, entre muitas outras áreas.
Ontem, a comitiva também se deslocou à Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, onde foi recebida pelo seu vice-presidente, José Manuel Oliveira Melo. Foi efetuada uma retrospetiva da evolução económica dos Açores, feita a caracterização do território e abordada a estrutura da produção nos Açores, com ênfase para áreas como a Agricultura, Economia do Mar e Turismo.
Na ocasião, o Mayor do Estado Americano do Havai destacou as similaridades entre as regiões e defendeu a importância do equilíbrio entre setores económicos.
Esta manhã, a comitiva, acompanhada uma vez mais por José Manuel Bolieiro, esteve na Unileite, onde foi recebida pela direção. Foi feita a apresentação de uma das mais importantes indústrias dos Açores  e uma visita à fábrica. Foi notório o interesse dos visitantes, sendo que o responsável pelo Condado do Kaua’i reafirmou a intenção de investir na agricultura e na energia.
As visitas ficaram, igualmente, marcadas pela partilha de aspetos culturais e sociais de ambos os territórios.