Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

“Arquipélago de Escritores” enche Ponta Delgada de cultura já na próxima semana

Encontro arquipelago escritores 1 1024 2500
09 Novembro 2018

Ponta Delgada recebe, já na próxima semana, mais precisamente de 15 a 18 de novembro, a primeira edição do Encontro Literário “Arquipélago de Escritores”. O evento vai juntar cerca de duas dezenas de autores de referência, portugueses e internacionais, homenagear o poeta açoriano Emanuel Jorge Botelho e celebrar os 30 anos de “Gente Feliz com Lágrimas” do escritor João de Melo.
A abertura está agendada para as 17h00 do dia 15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a participação do Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, do coordenador do evento, Nuno Costa Santos, e do poeta homenageado, Emanuel Jorge Botelho.
Após a cerimónia de abertura, o Presidente da Câmara e o homenageado visitarão uma exposição de poemas, no Lado Sul da Matriz.
Promovido pela maior autarquia dos Açores com a curadoria do escritor Nuno Costa Santos, a iniciativa tem como pano de fundo a tradição literária do arquipélago, e Ponta Delgada como porto de cruzamento de diferentes culturas e literaturas.
Assim, a 15 de novembro, ao longo de todo o dia, em vários locais da cidade e em escolas do concelho, serão realizadas leituras encenadas e performances inspiradas nas obras dos autores convidados.
Às 17h30, na Livraria Solmar, haverá um encontro dos autores Pedro Mexia e Isabel Rio Novo com os seus leitores e às 18h30, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, Diana Marcum estará à conversa com Vamberto Freitas. Às às 21h00, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, terá início a Mesa 1, subordinada ao tema “A Obsessão da Portugalidade ou a Tirania do Pastel de Nata?”, com Leonor Sampaio da Silva (moderadora e participante), João Pedro Porto, Onésimo Teotónio Almeida, Pedro Mexia e Isabel Rio Novo.
Às 21h30, também no Teatro Micaelense, será exibido o filme “Ramiro”, de Manuel Mozos.
A 16 de novembro, às 10h00, no Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, será tempo de “Personagens Animadas” (atividade destinada às escolas), e às 15h00 terá início um Tour literário em inglês, com ponto de encontro nas Portas da Cidade.
Entre as 17h00 e as 20h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional, mediante inscrição, terá lugar o Curso de Gonçalo M. Tavares, subordinado ao tema “Cultura e Pensamento Contemporâneo”.
O encontro dos autores Alexandre Borges, Sandro William e Junqueira e David Machado com os seus leitores , será na Livraria Solmar, às 17h30, e o Tour literário em português às 18h00, com concentração nas Portas da Cidade, enquanto a apresentação do livro “A Fajã de Cima, ou como a bota de cano se tornou mais atraente que o salto alto”, de Luís Rego, será lançado no Bistrô Valverde, às 18h30.
Ainda às 18h30, mas no Centro de Artes Contemporâneas, será realizada a Mesa 2, sobre o tema “A Multiplicação de Distopias é uma Forma de Distopia?”, com David Machado (moderador e participante), Alexandre Borges, Sandro William Junqueira, Paula de Sousa Lima e João de Melo.
Às 21h00, no Instituto Cultural de Ponta Delgada, Anthony Marra estará à conversa com Hugo Gonçalves.
Entretanto, no sábado, 17 de novembro, às 11h00, na Praça Central do Solmar Avenida Center serão realizadas leituras para os mais novos, com “O Ciclo do Mel”, por Mariana Magalhães e Cristina Quental.
Às 12h00, haverá o encontro dos autores João Tordo, Joel Neto, Luís Osório e Clara Macedo Cabral com os seus leitores, na Livraria Solmar. Das 14h00 às 20h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (mediante inscrição), será realizado o Curso de Gonçalo M. Tavares – “Cultura e Pensamento Contemporâneo”.
Às 14h30, nos Armazéns Cogumbreiro, terá lugar a Mesa 3 (“Literatura - Afirmação da Volúpia ou Solidão Disfarçada de Prazer?”), com Dulce Garcia (moderadora e participante), Filipa Martins, Álamo Oliveira, Luís Osório e Leonardo Sousa.
O Tour literário em inglês regressará às 15h00, com concentração nas Portas da Cidade, seguindo, às 16h00, a Mesa 4 (“Da Coragem da Partida à Inevitabilidade do Regresso?”), com Diogo Madre Deus (moderador e participante), Clara Macedo Cabral, João Tordo e Joel Neto, no Salão Nobre da Câmara de Ponta Delgada.
Às 17h30, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, decorrerá a homenagem a Emanuel Jorge Botelho, com a participação de Eleonora Marino Duarte e Pedro Lucas.
O Tour literário em português começará às 18h00, enquanto às 18h30, no Teatro Micaelense, Nathan Hill estará à conversa com Rita Fazenda. Às 19h00, terá lugar a apresentação de “caligrafia dos pássaros”, de Ângela de Almeida, com Fernando Dacosta, Nuno Costa Santos e Vamberto Freitas, no Centro Municipal Natália Correia, na Fajã de Baixo.
Pelas 21h00, no Teatro Micaelense, será apresentado “Fruta do Chão”, de João Pedro Porto, com Lélia Nunes e Blanca Calero, e, às 21h30, haverá um concerto com Medeiros/Lucas, na mesma sala de espetáculos.
O dia de sábado termina com a Festa Arquipélago de Escritores, a partir das 23h00, com Matéria Primo DJ - Pedro Primo Figueiredo, no Arco 8.
No último dia do “Arquipélago de Escritores, 18 de novembro, às 12h00, na Livraria Solmar, o encontro de autores com os seus leitores contará com a presença de Gonçalo M. Tavares, João de Melo, Filipa Martins, Dulce Garcia e João Pereira Coutinho.
A Mesa 5 terá início às 14h30, no Centro Municipal Natália Correia. Será subordinada ao tema “Natália Correia: #MeToo ou #CatherineDeneuve” e terá a participação de Filipa Martins (moderadora e participante), Ângela de Almeida, Fernando Dacosta e Lélia Nunes.
À semelhança dos primeiros dias do encontro, haverá novamente, 15h00, o Tour literário em português, decorrendo a Mesa 6, a partir das 16h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. O tema em debate será “Escrever para Salvar o Mundo ou Escrever para Aturar o Mundo?” e nela participarão Rui Goulart (moderador e participante), Gonçalo M. Tavares, João Pereira Coutinho, Carlos Bessa e Daniel Gonçalves.
Às 17h00, terá início a Mesa 7, sobre o tema “Ilhas Desconhecidas ou Ignorantes que as Desconhecem?”, com Nuno Costa Santos (moderador e participante), Urbano Bettencourt, Renata Correia Botelho, Carlos Tomé e Vasco Rosa. O palco será a Biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental
O Tour literário em inglês tem início marcado para as 17h30 (neste, como nos restantes, o ponto de encontro será nas Portas da Cidade.
A finalizar este grande evento, celebrar-se-á os 30 anos de “Gente Feliz com Lágrimas” – João de Melo à conversa com Joel Neto, com a exibição do telefilme realizado por José Medeiros. Será às 18h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.