“Livro da Amizade” reúne 21 textos de autores açorianos e madeirenses e une os dois arquipélagos através da escrita

09 Novembro 2018

O “Livro da Amizade”, que reúne 21 textos de autores dos Açores e da Madeira, foi lançado, esta quinta feira à noite, em Ponta Delgada, e revela-se, segundo o Presidente da Câmara, como “um estado de alma”.
José Manuel Bolieiro presidiu à cerimónia de lançamento do livro, coordenado pelo poeta madeirense João Carlos Abreu, numa edição de “O Liberal” e apresentado pelo economista Américo de Sousa Filipe, para quem a obra “eterniza” a amizade entre os Açores e a Madeira.
O Presidente do maior Município dos Açores destacou o facto de, neste livro, haver “quem junte o coração e a alma” na escrita e, sobretudo, a existência de “uma pluralidade de pessoas que reúnem estas caraterísticas do ser Humano e da afirmação da identidade intelectual e cultural, individual e coletiva”.
Referindo-se ao economista Américo de Sousa Filipe, que apresentou o livro, José Manuel Bolieiro citou o político, filósofo, cientista e ensaísta inglês, Francis Bacon - “amizade multiplica as alegrias e divide as tristezas”, para dizer que “nada melhor do que juntar na economia da amizade esta oportunidade de sermos mais felizes: multiplicar as alegrias, dividir as tristezas. Este é o fundamento económico do valor da amizade”.
Para José Manuel Bolieiro, “a amizade é uma dádiva constante da atitude da pessoa, do ser que somos que não viver no mundo líquido ou na vida líquida, mas na constância de um relacionamento” - disse.
Por seu lado, João Carlos Abreu reafirmou o seu orgulho no Presidente da Câmara de Ponta Delgada, por este dar prioridade à cultura, adiantando que já se sentir “um munícipe de Ponta Delgada” e disponibilizando-se para ajudar a autarquia, sempre que esta precisar. Elogio que José Manuel Bolieiro agradeceu, elogiando o trabalho do poeta e, também de Teresa Neves, os dois “mentores” do “Livro da Amizade”
Os textos do “Livro da Amizade” são da autoria de Américo Natalino Viveiros, Ângela Almeida, António Fournier, Armando Moreira, Duarte Caires, Graça Alves, Irene Lucília Andrade, Isabel Portugal, João Carlos Abreu, João David Pinto Correia, João Henrique Silva, José Andrade, José de Mello, Marcelino de Castro, Maria João Ruivo, Maria de Fátima Afonso Marques, Pedro Paulo Câmara, Rosário Antunes, Teodoro de Faria, Teresa Neves e Victor de Lima Meireles.