Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Bolieiro dá conhecer Ponta Delgada como destino turístico competitivo e atraente para os norte-americanos

Bolieiro dá conhecer Ponta Delgada como destino turístico competitivo e atraente para os norte-americanos
20 Outubro 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, reuniu, esta quarta-feira, com o Diretor de Comércio da cidade de Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, Harold Epps. Esta é apenas uma das muitas reuniões que o Presidente do maior Município açoriano manterá durante a vista que está a realizar aos Estados Unidos da América.

O encontro entre José Manuel Bolieiro e Harold Epps teve como grande objetivo descobrir oportunidades de intercâmbio comercial entre Ponta Delgada e a quarta cidade mais importante da costa leste dos Estados Unidos da América, depois de Washington, Nova Iorque e Boston.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada fez questão de dar a conhecer a o o Diretor de Comércio da cidade de Filadélfia a cidade de Ponta Delgada como destino turístico competitivo, atraente e, inclusivamente, mais económico para os americanos da costa leste.
José Manuel Bolieiro e Harold Epps fizeram, por outro lado, uma abordagem relativamente ao “import-export”, para além dos laticínios e de outros produtos agrícolas com capacidade exportadora, incluindo o ananás.

José Manuel Bolieiro está nos Estados Unidos até 25 deste mês, encontrando-se hoje, 20 de outubro, com o Rabino da Sinagoga de Filadélfia para assinar um protocolo de cooperação com a antiga Sinagoga de Ponta Delgada.

Amanhã, José Manuel Bolieiro estará em Providence, onde participará nas comemorações do 10º aniversário do Instituto para os Estudos de Português e do Mundo Lusófono na College de Rhode Island, com o Senador Daniel da Ponte e a Vice-Cônsul de Portugal, Márcia Sousa.
Domingo, será assinado um Protocolo de Geminação entre a Beth El Synagogue e a Sinagoga Sahar Hassamaim.

É também neste dia que decorrerão as cerimónias das Portas da Cidade de Ponta Delgada em Fall River. Depois dos hinos nacionais, terão lugar as intervenções do Presidente do Comité das Portas da Cidade, Frank Cabral, do Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e do Presidente da City Hall de Fall River, Jasiel F. Correia.

Ainda a 23 de outubro, José Manuel Bolieiro encontrar-se com a Comunidade Luso Americana, Receção no Centro Cultural.
Já a 24 de outubro, o Presidente da Câmara de Ponta Delgada visita à Sinagoga Touro, em Newport, com a qual também será assinado um acordo de geminação com a Sinagoga de Ponta Delgada.

No último dia da visita, 25 de outubro, José Manuel Bolieiro, visita à State House de Massachusetts, Grupo Legislativo Luso Americano, e reunirá com o Presidente do Senado, Stanley Rosenberg, com o deputado (Speaker of the House) Robert A. DeLeo e o Governador de Massachusetts Charlie Baker.

Refira-se que os protocolos assinados com as sinagogas acima referidas visam incentivar o desenvolvimento da cooperação cultural hebraica e a implementação de uma série de ações e projetos destinados a envolver os membros civis de ambas as comunidades que mostram interesse na cultura hebraica.

Cooperar para promover o intercâmbio de pesquisas históricas e experiências focadas na cultura hebraica e no desenvolvimento de projetos em conjunto são outros dos objetivos dos protocolos em apreço, através dos quais a Câmara de Ponta Delgada irá organizar colóquios, seminários, cursos e exposições de influência hebraica, além de iniciar processos que visem a restauração de herança judaica.

Paralelamente, serão promovidas atividades de aprendizagem com os agentes culturais e turísticos e com os professores ligados às instituições colaboradoras, procedendo-se à compilação de informações bibliográficas e científicas, publicações históricas e outros materiais de ensino.