Centro Municipal de Cultura reabre com “chave dourada”

26 Outubro 2018

O Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada reabriu, ontem, as portas para o diálogo entre os artistas e o público, assegurado através da Arte, com a inauguração da exposição “Código Postal 9500 – Três Residentes Artistas: Beatriz Brum, João Miguel Ramos e Sara Rocha Silva”.
Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, “Reabrimos com chave dourada!”. O edil destacou o potencial do espaço reabilitado, pela sua centralidade e configuração, “capaz de atrair e fazer aderir tantos talentos”.
Acrescentou ser importante antever e acompanhar os tempos, o que justifica a nova dinâmica do CMC e a crescente aposta numa “seriação, assente em critérios, rigor e sentido de oportunidade”, expressa no Regulamento Municipal de Apoio a Atividades Culturais.
O Presidente congratulou-se com o trabalho desenvolvido pela vereadora da Cultura, Maria José Duarte, e pela responsável por este projeto expositivo, Maria José Cavaco.
Enalteceu, dirigindo-se aos jovens artistas -  a opção de acrescentar  ao talento a juventude e reiterou que o Município tem as portas abertas para os artistas locais.
Na mensagem da exposição, Bolieiro refere alguns conceitos subjacentes à mesma, como “os de identidade e de território, que integram a missão do Município de Ponta Delgada, ao apontar e potenciar os nossos aspetos culturais e identitários, num contexto de coesão territorial do concelho e de afirmação, pela autenticidade, nos contextos nacional e internacional”.
“Na presente mostra, a valorização da memória e da imaginação do território na conceção de quaisquer possibilidades viáveis para o seu real desenvolvimento é feita por três artistas residentes - Beatriz Brum, João Miguel Ramos e Sara Rocha Silva – e complementada com o olhar, que se pretende crítico, atento e imaginativo, de quem habita os lugares”, acrescenta, em jeito de desafio, pois, “com esta simbiose entre o artista, a obra e o público, pretende-se, precisamente, acrescentar valor à nossa Cultura e contribuir para o desenvolvimento de Ponta Delgada”.
Uma missão que resulta da iniciativa pública, mas também privada, deixando uma palavra de apreço à nova Diretora regional da Cultura, Susana Goulart Costa, pela “relação frutuosa” mantida entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Direção Regional da Cultura.
A exposição, composta por 52 peças, vai ficar patente ao público na Galeria do Centro Municipal de Cultura até 28 de dezembro.
De referir que o CMC está aberto de segunda a sexta feira entre as 09h00 e as 17h00 e aos sábados das 14h00 às 17h00. Está encerrado aos domingos e feriados.