Ponta Delgada e Vila Real querem potenciar “identidade comum”

20 Outubro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, assumiu abertura para iniciar um novo tempo de inter-relação entre o Município a que preside e Vila Real.
“Perante o histórico e encerrado um século de memória, de gratidão e de reconhecimento, espero que possamos, com este ato hoje, abrir um novo tempo de inter-relação entre o Município de Ponta Delgada e o de Vila de Real”, afirmou ontem na receção à comitiva de Vila Real “Combate Augusto Castilho”.
“No dia 14 de outubro de há 100 anos, houve, sobretudo, a doação da vida, feito que tornou Carvalho Araújo imortal e é esta a celebração que o centenário deve evocar, indo ao encontro dos valores e identidade genuína de Carvalho Araújo”, defendeu o edil, acrescentando que “temos de assumir o compromisso de tornar com evidências a evocação desta imortalidade”.
Lembrou que “as vidas que foram salvas multiplicaram-se por diferentes e muitas gerações na vivência da açorianidade e dos Açores” e afirmou que “podemos ter identidade comum em vivências diferentes”.
Bolieiro expressou o gosto de potenciar em eventos futuros as afinidades de índole cultural entre Ponta Delgada e Vila Real, nomeadamente o património comum que a Carvalho Araújo diz respeito.
Ontem, o Presidente da Câmara, acompanhado pela Vereadora da Cultura, Maria José Duarte, recebeu, no Salão Nobre, a comitiva de Vila Real “Combate Augusto Castilho”.
Um momento de partilha, em que o edil manifestou a sua gratidão e reconhecimento pelo feito de Carvalho Araújo e congratulou-se com as iniciativas da Câmara de Vila Real que contribuem para a preservação e divulgação do feito heroico do mesmo. José Manuel Bolieiro faz parte da comissão de honra das comemorações do 100.º aniversário do Combate Augusto Castilho a convite da Câmara Municipal de Vila Real.
No evento de ontem Hilário Oliveira recordou Carvalho Araújo, que “personifica todos os atributos da raça transmontana”.
Usaram também da palavra o Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real, João Gaspar, e a Vice-presidente da Câmara, Eugénia Almeida.
Carvalho Araújo nasceu em 1881 no Porto (há 137 anos), mas foi em Vila Real que viveu desde a infância. Faleceu em combate, contra o submarino alemão U-139, a 14 de outubro de 1918, ao comando do NRP Augusto de Castilho.