Câmara e Junta de São José unem esforços para combater problemática da segurança e melhorar acessibilidades

Press 1 1024 2500
17 Outubro 2018

Combater o sentimento de insegurança em algumas zonas da freguesia e melhorar as acessibilidades  foram algumas das questões prementes em análise ontem na visita do Executivo da Câmara Municipal a São José.
Os Presidentes da Câmara e da Junta assumiram o compromisso de reunir com as entidades responsáveis pela segurança, nomeadamente com a Polícia de Segurança Pública e com a Polícia Judiciária, para, em conjunto, trabalharem a problemática que afeta sobretudo o Largo 2 de Março, o Lagedo e o Campo de São Francisco. Mesmo não sendo da sua competência, a Polícia Municipal de Ponta Delgada prontamente se disponibilizou para  colaborar.
Numa ótica de promoção do diálogo e concertação de estratégias, José Manuel Bolieiro e  Jorge Oliveira decidiram, igualmente, convidar os principais públicos da Escola Canto da Maia, pais e direção, para uma reflexão sobre a melhor solução para evitar o congestionamento de trânsito na zona e salvaguardar a segurança e conforto dos pais e crianças. Uma situação criada na sequência do aumento da volumetria da escola e pelo significativo acréscimo no número de alunos, um processo em que não foi tido em conta o parecer da Autarquia.
Em cima da mesa na reunião de trabalho que juntou os membros do Executivo Camarário e  da Junta e da Assembleia de Freguesia esteve também  a necessidade de intervir em apeadeiros e passadeiras, a falta de estacionamento e a urgência de rever os sentidos de algumas ruas e até mesmo criar mais faixas de rodagem noutras, como é o caso da Avenida Antero de Quental.
Em matéria de higiene e limpeza, o Presidente da Junta de Freguesia congratulou-se com as melhorias significativas decorrentes das intervenções da Câmara e apontou aspetos que importa, contudo, aperfeiçoar.
Os responsáveis, entre outras questões, também fizeram o ponto de situação de alguns projetos para a freguesia, como o caso da Biblioteca Fátima Sequeira Dias.
No decorrer do encontro, o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, expressou o apreço pelo acolhimento proporcionado pela Junta e salientou a importância destas visitas de trabalho pelas 24 freguesia do concelho.
Jorge Oliveira afirmou ser um dia histórico para a Junta de São José e realçou a importância da freguesia que lidera, que, apesar de em termos territoriais ter apenas 1,8 km2, contar com mais de 10 mil habitantes e ser a porta de entrada para milhares de pessoas.
A comitiva deslocou-se, após a reunião, as locais indicados pela Junta de Freguesia: Rua João Francisco Cabral (disponibilização de terreno municipal para construção de armazém da Junta de Freguesia), Rua Cidade de Fall River (construção de parque de estacionamento), Rua Cidade de Porto Alegre (ligação viária à Rua Cidade de Fall River), largo da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Iluminação), Polidesportivo Alberto Leça (consolidação de muro em risco de ruína e ampliação do armazém para centro de dia de idosos e apoio social ao Bairro do Lagedo), Rua E do Bairro do Lagedo (construção de parque de estacionamento de apoio à Igreja de Nossa Senhora de Fátima e reinstalação do abrigo de passageiros), Rua Eng. Luís Gomes (circulação e estacionamento junto à Escola Canto da Maia), Rua Padre Joaquim (aquisição de terreno para alargamento da via e criação de estacionamento), Rua do Paim (recuperação dos abrigos de passageiros a sul e a norte) e Canada dos Ingleses (arranjo urbanístico da zona envolvente ao prédio de apartamentos).
A deslocação a São José foi a 19.ª Visita Oficial da Câmara Municipal de Ponta Delgada, sendo que José Manuel Bolieiro já esteve na Ajuda, Arrifes,  Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento,  Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, Remédios, Santa Bárbara, Santa Clara e Santo António. Até ao final do ano vai visitar as restantes freguesias do concelho.
Com o programa de visitas oficiais em curso, o Executivo visa a atualização do conhecimento da realidade local e, ao mesmo tempo, o reforço da proximidade entre eleitos e eleitores e da coesão territorial.
José Manuel Bolieiro desloca-se às freguesias acompanhado pelos vereadores, elementos do seu Gabinete de Apoio e responsáveis técnicos dos vários serviços municipais.