José Manuel Bolieiro diz que Portas da Cidade de Fall River representam a união com a nossa comunidade de emigrantes

24 Outubro 2016

O Presidente da Câmara, José Manuel Boleiro, afirmou, este domingo, em Fall River, Estado norte-americano de Massachusetts, que a réplica das Portas da Cidade de Ponta Delgada,construída há dez anos, representa a união com a nossa comunidade emigrante”.

“Quando os então Presidentes de Câmara Berta Cabral e Edward Lambert começaram a trabalhar no projeto de construção de uma réplica das Portas da Cidade de Ponta Delgada para Fall River, tiveram uma visão: celebrar o passado que levou muitos açorianos a emigrar para os Estados Unidos, a valorização da participação ativa dos Açores no desenvolvimento deste grande país e, sobretudo, uma visão do futuro!” - acentuou, sublinhando que essa visão “perpetua a identidade açoriana nos Estados Unidos da América do Norte”.

José Manuel Bolieiro agradeceu a Berta Cabral e a Edward Lambert pela sua visão e sublinhou que as comemorações do 10º aniversário das Portas da Cidade de Fall River são um momento para agradecer a toda a comunidade emigrante nos Estados Unidos da América e aos açorianos por terem trabalhado juntos com vista a tornar realidade a construção da réplica das Portas da Cidade de Ponta Delgada em Fall River.

Considerando Fall River como a cidade mais portuguesa dos Estados Unidos, o Presidente da Câmara de Ponta Delgada frisou ser esta “a ponte que une as ilhas dos Açores e os milhares e milhares de açorianos que vivem no exterior.”

“As Portas da Cidade de Ponta Delgada em Fall River são mais do que um símbolo da emigração açoriana para o Novo Mundo. São, também, um marco português no mundo.” - disse.

Por outro lado, José Manuel Bolieiro afirmou ser um orgulho para Ponta Delgada ter Fall River como cidade irmã, há 38 anos.

Disse, ainda, que as Portas da Cidade de Fall River são o espelho das Portas da Cidade de Ponta Delgada e um símbolo de que a maior dos Açores é verdadeiramente cosmopolita.

Para o Presidente da Câmara de Ponta Delgada “é um orgulho estar presente na celebração dos 10 anos das Portas da Cidade de Fall River. Mais do que a preservação da cultura açoriana no novo mundo, queremos reforçar a cooperação económica e social com a nossa cidade irmã. Através das Portas da Cidade de Fall River, as futuras gerações podem ficar a conhecer as suas origens”.