Bolieiro visita Santo António e confirma investimentos a favor da economia, educação e cultura

10 Outubro 2018

O Executivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidido por José Manuel Bolieiro, deslocou-se ontem à freguesia de Santo António, dando, assim, seguimento ao programa de visitas oficiais às 24 freguesias do concelho.
O edil, na reunião com os eleitos locais (Junta e Assembleia), confirmou um investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) que irá beneficiar a lavoura e a agricultura da segunda maior freguesia do concelho de Ponta Delgada em produção de leite e de carne e que passa pela captação de água da nascente da rocha de Santo António. Com arranque previsto para o segundo semestre do próximo ano e com um custo superior a 500 mil euros, “irá resolver um problema da freguesia de Santo António, das arredores e até da bacia leiteira dos Arrifes e valorizar a economia da freguesia de Santo António e do concelho”, explicou o Presidente da Câmara.
José Manuel Bolieiro também visitou a Escola EB1/JI de Santo António, tendo afirmado a satisfação pelo facto de o Município estar a cumprir com a calendarização das obras para retirar produtos com amianto das escolas. Este ano foram efetuadas intervenções nas escolas de Santo António, Arrifes e Mosteiros.
Na visita ao Centro Cultural, onde conviveu com os utentes do Centro de Convívio de Idosos, o edil debateu com os representantes da freguesia algumas ideias para tornar o espaço -  que acolhe os convívios dos idosos, funciona como sede dos escoteiros e é palco de exposições e eventos culturais -  mais funcional. Anunciou, neste sentido, a colocação de um alpendre que vai assegurar a criação de mais um espaço de lazer até mesmo no inverno - deve estar montado até ao final do presente mês de outubro.
Numa visita pautada pela interação com as pessoas, nas ruas e nas organizações, o Presidente lembrou que a votação pública do Orçamento Participativo de Ponta Delgada começa segunda-feira, 15 de outubro. Está a votação o projeto que visa a instalação de um Parque Infantil adaptado na EB1/JI de Santo António.
O Executivo deslocou-se, também, à Canada das Buzecas/Rua das Terças (construção de muro de suporte), Rua do Lopes (construção de parque de estacionamento junto ao Teatro do Divino Espírito Santo), Campo de Futebol de Santo António (estrutura de iluminação) e Canada da Mariquinha das Dores (alargamento, instalação da rede de águas e pavimentação).
Na visita, o Presidente da Câmara Municipal expressou a satisfação pelo relacionamento pessoal e institucional mantido com a Junta de Freguesia de Santo António, através do seu presidente, Nelson Silva, e que se refletiu ontem no modo de acolhimento e receção do Executivo Camarário. “Estamos perante um exemplo de como estar ao serviço das populações”, afirmou.
Nelson Silva, por seu turno, parabenizou José Manuel Bolieiro pela aposta em políticas de descentralização e pelo modo de trabalhar em articulação entre instituições e de forma célere e eficaz.
A deslocação a Santo António foi a 18.ª Visita Oficial da Câmara Municipal de Ponta Delgada, sendo que José Manuel Bolieiro já esteve na Ajuda, Arrifes, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, Remédios, Santa Bárbara e Santa Clara. Até ao final do ano vai visitar as restantes freguesias do concelho.
Com o programa de visitas oficiais em curso, o Executivo visa a atualização do conhecimento da realidade local e, ao mesmo tempo, o reforço da proximidade entre eleitos e eleitores e da coesão territorial.
José Manuel Bolieiro desloca-se às freguesias acompanhado pelos vereadores, elementos do seu Gabinete de Apoio e responsáveis técnicos dos vários serviços municipais.