Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Ponta Delgada acolhe primeira conferência “Estudos do Património Micaelense”

Ponta Delgada acolhe primeira conferência “Estudos do Património Micaelense”
22 Setembro 2018

Ponta Delgada acolheu, ontem, a primeira conferência “Estudos do Património Micaelense”, numa iniciativa da investigadora Creusa Raposo que se apresenta como “um importante contributo para o reconhecimento e valorização da nossa identidade cultural”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.
Para José Manuel Bolieiro importa partilhar o trabalho de investigação académica em torno do património cultural identitário com a comunidade no seu todo, “dando conhecimento do realizado, e servindo de alerta para quem toma decisões no presente, quer seja na esfera pública, quer seja na privada”.  
Em nome pessoal e do Município de Ponta Delgada, o edil expressou o seu reconhecimento pela iniciativa da investigadora Creusa Raposo que procura “dar conteúdo ao saber adquirido” e a sua gratidão por Ponta Delgada e a sua História poderem “beneficiar deste movimento agregador de conhecimento”.
O Presidente sugeriu enriquecer a iniciativa com a redação de, por exemplo, atas e conclusões para que se crie mais fontes de informação e de conhecimento, que podem ser, no seu entender, um “contributo decisivo enquanto destino turístico que somos e uma boa fonte de informação para desenvolver roteiros de visita e de conhecimento turístico ao nosso património”.
A primeira conferência “Estudos do Património Micaelense” teve lugar ontem no Centro Natália Correia, com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Visa divulgar junto da comunidade a investigação realizada com rigor científico e académico sobre a ilha de São Miguel na área do Património Cultural.
A primeira edição foi dedicada ao património construído com as apresentações de Hélio Soares, licenciado em História pela Universidade dos Açores, Arquitetura Religiosa: “O caso de estudo do Convento de Nª Sr.ª da Esperança em Ponta Delgada”;  Carlos Cruz Santos, mestre em Arquitetura pela Universidade de Lisboa, Arquitetura Industrial: “O caso de estudo dos Secadores de Tabaco de Ponta Delgada”; e Creusa Raposo, mestre em Património e Museologia pela Universidade dos Açores, Arquitetura Habitacional: “O caso de estudo da Casa Popular de Arrifes - Ponta Delgada”.