Bolieiro expressa confiança no trabalho das Forças Armadas nos Açores

18 Setembro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada enalteceu, esta manhã, o trabalho das Forças Armadas nos Açores.
“Há que reconhecer que, em matéria da força e da potência, a presença das Forças Armadas em Ponta Delgada e nos Açores vai muito além da sua imagem ortodoxa. Está muito presente neste exercício solidário (ASAREX 18) com as populações para busca e salvamento e para tantas outras situações de proteção civil, quer seja em mar, quer seja em terra”, afirmou José Manuel Bolieiro na sessão de abertura do Dia de Conferências “Operações de Busca e Salvamento de Média Escala na SSR Santa Maria”, numa organização da Marinha Portuguesa.
Para o edil, o ASAREX 18 vem, precisamente, reforçar a confiança nas Forças Armadas em situações de busca e salvamento. “Nada como acrescentar à confiança, como pressuposto, uma certificação e uma verificação da capacidade instalada, da operacionalidade dos meios”, sustentou.
O Presidente expressou a sua gratidão em nome das populações pela disponibilidade constante das Forças Armadas e por mais esta iniciativa.
No seu entender, este exercício/treino, que envolve a marinha e a força aérea e conta com a participação dos países vizinhos no Atlântico Estados Unidos da América e Canadá, pode ser determinante para o sucesso das operações de busca e salvamento no Atlântico Norte, servindo, também, para sensibilizar as populações.
O exercício ASAREX 18 vai ter lugar quinta-feira, no período da manhã, em Ponta Delgada, com um simulacro, que inclui um voo de reconhecimento pelo C295 da Força Aérea Portuguesa, o lançamento de paraquedistas da esquadra de busca e salvamento N103 de Nova Iorque, através do C130 da Força Aérea Americana, o lançamento dos kits de salvamento, por aeronave da Força Aérea Portuguesa, o resgate de ferido por via aérea através do helicóptero EH101 da Força Aérea Portuguesa, a simulação de abandono do navio de passageiros Aqua Jewel e o resgate dos náufragos pela Corveta António Enes.