Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara vai transferir mais de 1,5 milhões de euros para as Juntas de Freguesia de Ponta Delgada em 2017

Câmara vai transferir mais de 1,5 milhões de euros para as Juntas de Freguesia de Ponta Delgada em 2017
28 Outubro 2016

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai transferir, em 2017, para as 24 Juntas de Freguesia do concelho, uma verba superior a 1,5 milhões de euros. Segundo o Presidente José Manuel Bolieiro, o reforço dos meios financeiros transferidos pela Câmara de Ponta Delgada para as juntas de freguesia do Concelho aumenta 12% relativamente ao ano em curso.

José Manuel Bolieiro refere, por outro lado, que com a intermediação das Juntas de Freguesia, a Câmara tem funcionado como um “verdadeiro Ministério de Solidariedade Social, nos casos de emergência. Ademais, a prática defendida é a da descentralização. O que a junta de freguesia pode fazer a junta faz. É orientação política a manter.”

“O reforço da atuação com o desenvolvimento de políticas descentralizadoras, através dos Acordos de Execução e Contratos Interadministrativos celebrados com as juntas de freguesia, promovendo uma maior proximidade entre os decisores e os administrados, e permitindo que se acudisse, deste modo, aos pontos críticos identificados em cada freguesia.” - acentua o Autarca.

O aumento dos valores para cada freguesia, subindo o valor geral das transferências de um milhão e trezentos e sessenta mil euros para um milhão quinhentos e vinte e três mil euros (mais 12%), é justo e deve-se à eficácia da gestão financeira do Município, de acordo com o Presidente.

“Uma obra que possa ser feita pela Junta de Freguesia, com mais acuidade e até poupança, deve ser feita pela junta de freguesia. Não precisa ser feita pela Câmara Municipal.” - concluiu.

Refira-se que o Vereador Pedro Furtado, que tutela a área das freguesias, reuniu recentemente com os Presidentes de Junta do concelho de Ponta Delgada, precisamente para anunciar o aumento da transferência de verbas para as freguesias, as quais de destinam, como já foi referido, aos contratos interadministrativos e aos acordos de execução.