Grandes Festas da Nova Inglaterra aproximam-se das Grandes Festas de Ponta Delgada

29 Agosto 2018

O presidente das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, o emigrante micaelense João Medeiros, será um dos convidados de honra das Grandes Festas do Divino Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada, que decorrem de 11 a 14 de julho de 2019.
O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, segunda-feira em Fall River, no banquete de encerramento das XXXII Grandes Festas da Nova Inglaterra.
José Manuel Bolieiro falava como convidado de honra da maior festa religiosa da comunidade açoriana da costa leste dos Estados Unidos da América, que reuniu mais de 200 mil pessoas durante o passado fim de semana.
A deslocação oficial do autarca açoriano assinalou igualmente os 40 anos das cidades-irmãs de Ponta Delgada e Fall River e será retribuída pelo seu homólogo norte-americano, o Mayor Jasiel Correia, também em julho do próximo ano.
Na gala final das Grandes Festas, perante cerca de 400 pessoas, o chefe do executivo camarário do maior município dos Açores enalteceu “o contributo de quantos ajudam a preservar as nossas tradições identitárias no outro lado do Atlântico”.
“Somos um povo de coração e de alma, que sabe partilhar solidariamente aquilo que tem com aqueles que mais precisam”, declarou José Manuel Bolieiro para enfatizar a essência das festas em honra do Divino Espírito Santo.
“Esta tradição é de alma e não de território”, prosseguiu, “pelo que se manifesta em qualquer parte do mundo onde se encontre radicada uma comunidade açoriana”.
Com as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, concluiu, “a cidade de Fall River assumiu-se, por estes dias, como a capital mundial da diáspora açoriana que é devota da terceira pessoa da Santíssima Trindade”.
Este evento emblemático da comunidade açoriana dos Estados Unidos da América foi instituído em 1986, por iniciativa de Heitor de Sousa, inspirado nas primeiras Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Ilha de São Miguel, realizadas em Ponta Delgada durante a década de setenta.
Na cidade de Fall River, tal como em Ponta Delgada, as festas em honra do Espírito Santo incluem a bênção das pensões, a partilha popular das sopas tradicionais, o cortejo etnográfico, a missa solene e a procissão da Coroação.