Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Ponta Delgada na linha da frente em matéria de promoção da saúde e bem-estar animal

Ponta Delgada na linha da frente em matéria de promoção da saúde e bem-estar animal
26 Julho 2018

Ponta Delgada está na linha da frente em matéria de promoção da saúde e bem-estar animal, afirmaram esta tarde o Presidente da Câmara Municipal e o Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários.
José Manuel Bolieiro reafirmou a sensibilidade do Município relativamente ao bem-estar animal e à nova mentalidade e cultura na relação com o mesmo, palavras que têm sido acompanhadas e até precedidas por atos e políticas municipais concretas.
Deu como exemplo o trabalho desenvolvimento pelo Centro de Recolha Oficial (CRO), as inúmeras campanhas de sensibilização promovidas em parceria com outras entidades e a campanha de esterilização levada a cabo pelo Município há seis anos consecutivos, em parceria com as clínicas veterinárias de São Miguel, e com vista ao controlo da população animal.
Políticas seguidas pelo executivo de Bolieiro e que são agora reforçadas e complementadas pelo protocolo firmado esta tarde entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e Ordem dos Médicos Veterinários com vista à implementação do Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco - Cheque Veterinário e que se apresenta como uma mais-valia sobretudo no que concerne ao tratamento animal.
O documento assinado pelo Presidente do Município e pelo Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid Gonçalves, vem contribuir para o reforço da promoção da saúde e bem-estar animal, de saúde e segurança pública no concelho, indo ao encontro da sensibilidade Município e das suas políticas municipais, sendo que Ponta Delgada está entre os doze primeiros municípios portugueses a aderir à iniciativa.
O Cheque Veterinário permite a criação de uma rede de cuidados primários médico-veterinários e a subsequente prestação de cuidados de saúde aos animais em risco (animais errantes capturados pelos Centros de Recolha Oficiais, colónia de gatos sob a responsabilidade da autarquia e animais de famílias carenciadas), nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas.
Na assinatura do protocolo, o edil, acompanhado pela vereadora com o pelouro da Sanidade Animal, Maria José Duarte, congratulou-se por mais este elemento de apoio ao bem-estar animal e afirmou a disponibilidade para continuar a fazer mais e melhor.
O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, por seu turno, reconheceu a sensibilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do seu Presidente para esta questão que diz respeito a toda a sociedade.