Câmara Municipal homenageia explorador Roberto Ivens e escritor Manuel Ferreira

20 Julho 2018

Com o apoio da Câmara Municipal foi lançada ao final da tarde de hoje, no âmbito da “II Festa do Livro dos Açores”, a reedição de “O Explorador Micaelense Roberto Ivens”, da autoria do escritor Manuel Ferreira.
Um “ato de justiça” que permite “respescar a figura incontornável de Manuel Ferreira e aprender mais sobre o explorador Roberto Ivens”, como afirmou o Presidente da Câmara Municipal.
José Manuel Bolieiro, que presidiu à cerimónia de lançamento da reedição, expressou o seu orgulho, pessoal e institucional, pelo legado de ambos e pelo facto de Ponta Delgada ter sido o berço de personalidades que se destacaram nos contextos regional, nacional e internacional.
Defendeu, por isso, a necessidade de se dar a conhecer e de se reconhecer o mérito das mesmas.
Com efeito, em janeiro, na passagem dos 120 anos da morte do explorador e oficial da Armada, foi descerrada a placa evocativa e efetuada a deposição de flores no monumento situado na Avenida Roberto Ivens e hoje foi lançada com a chancela da Letras Lavadas – Publiçor a reedição do livro que se apresenta como uma biografia deste “grande herói da 2.ª metade do séc. XIX”.
O edil anunciou que o Município vai, ainda este ano, proceder à recuperação da placa evocativa na casa onde nasceu Roberto Ivens, na Rua do Meio.
Vai, igualmente, propor uma nova toponímica para a rua que dava acesso à Estação Rádio Naval de Ponta Delgada e de São Miguel, na Fajã Cima: Caminho da Estação Rádio Naval.
Com esta proposta, o Presidente quer, também, prestar um tributo à Marinha Portuguesa, ao seu papel relevante e à sua presença em Ponta Delgada.
Na ocasião, José Manuel Bolieiro deixou uma palavra de apreço ao Comandante do Comando da Zona Marítima dos Açores, Comodoro Valentim Rodrigues, por ter lançado o desafio à Câmara Municipal em reeditar o livro dedicado ao patrono da Marinha, trazendo para o presente a sua biografia, que corresponde à história de alguém que primou pela constante busca de conhecimento e pela vontade de vencer e que se afigura, com efeito, como uma referência, sobretudo para os mais jovens.
Agradeceu, entre outros, à família do escritor pontadelgadense pela disponibilidade demonstrada.
Comodoro Rodrigues, por seu turno, enalteceu a atitude de José Manuel Bolieiro em abraçar este desafio, homenageando, assim, o escritor de “O Barco e o Sonho” Manuel Ferreira e o explorador Roberto Ivens, e dando bons exemplos às novas gerações.
A apresentação do livro esteve a cargo do General José Ferreira Almeida, que classificou-o como uma biografia de “rigor e profundidade, profusamente ilustrada, do grande herói nacional da segunda metade do século XIX”, tendo destacado o facto de neste livro se pôr a nu o drama do nascimento e dos primeiros anos de infância de Roberto Ivens, “vítima das convenções sociais da época”.
Recorde-se que a “II Festa do Livro dos Açores” está a decorrer no Passeio Marítimo em frente às Portas da Cidade até ao dia 29 de julho, estando aberta entre as 17h00 e as 23h00.
A iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores visa contribuir para a diversificação da oferta turística, incentivar hábitos de leitura, promover o livro, valorizar os autores açorianos e apoiar o mercado livreiro.
Para além da componente de exposição e de venda a preços especiais, terão lugar  lançamentos de livros, potenciando a relação entre autor, livro e leitor.