Bolieiro destaca potencial dos Mosteiros

18 Julho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, destacou o potencial de crescimento e valorização turística da freguesia dos Mosteiros.
O edil, que falava durante a visita oficial do Executivo Camarário à freguesia presidida por Carlos Cabral, defendeu ser necessário, por parte das entidades competentes, valorizar a orla costeira da freguesia e assegurar o aumento do número de zonas balneares seguras.
O autarca, que também está apostado em aperfeiçoar as condições de quem vive nos Mosteiros, reuniu ontem com os eleitos locais da freguesia, na Sede da Junta.
Na ocasião, foi entregue ao presidente da Junta de Freguesia, Carlos Cabral, o projeto do Pavilhão Multiusos, que servirá de apoio às atividades desportivas, culturais e recreativas de freguesia.
Foi, também, anunciado que a remodelação da iluminação pública do Largo da Igreja arrancará em breve, estando prevista a colocação de quinze luminárias, num investimento de 10.500 euros.
Em matéria de educação, em agosto vai ter início a substituição da cobertura da Escola EB1/JI, sendo que os trabalhos devem estar concluídos antes do arranque do ano letivo 2018/2019.
A comitiva efetuou, depois da reunião, um périplo pela freguesia, deslocando-se aos locais indicados pela Junta: Largo da Igreja (aquisição de imóvel para instalação de parque de estacionamento e de parque infantil, remodelação dos sanitários públicos e da iluminação pública), Rua das Vinhas (construção de semidouro e conclusão de muros),  Rua da Beira Mar de Cima (pavimentação de troço em falta na ligação à Pedra Queimada), Rua da Beira Mar de Baixo (instalação de sanitários públicos na zona de merendas), Rua do Castelo (instalação de ramal de água na zona de merendas e ligação da Rua do Castelo à Praia) e Praia (remodelação dos balneários).
A Junta de Freguesia também apontou como prioridades a instalação de zona de lazer na Rua do Passal num terreno adquirido pela Câmara Municipal e a pavimentação do último troço de saneamento básico do Caminho Velho.
Carlos Cabral acrescentou ainda a necessidade de se fazer algumas alterações ao nível de trânsito e estacionamento e de se proceder ao reforço de papeleiras e contentores de lixo, tendo afirmado que ao nível de abastecimento de água e saneamento a freguesia estava a 100%.
A propósito, recentemente ficou concluída a obra de saneamento e de pavimentação da Canada de Pilatos.
A deslocação aos Mosteiros foi a 12.ª Visita Oficial da Câmara Municipal de Ponta Delgada, sendo que José Manuel Bolieiro já esteve na Ajuda, Arrifes,  Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes e Livramento. Até ao final do ano vai visitar as restantes freguesias do concelho.
Com o programa de visitas oficiais em curso, o Executivo visa a atualização do conhecimento da realidade local e, ao mesmo tempo, o reforço da proximidade entre eleitos e eleitores e da coesão territorial.
O Presidente da edilidade faz-se acompanhar pelos vereadores, elementos do seu gabinete e responsáveis técnicos dos vários serviços municipais.