Câmara assina protocolos com agentes culturais de Ponta Delgada

11 Julho 2018

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por José Manuel Bolieiro, procedeu esta tarde à assinatura dos protocolos de cooperação com 56 agentes culturais do concelho.
No âmbito do Plano Municipal de Apoio Financeiro para 2018 a autarquia vai transferir para associações culturais (grupos de teatro, grupos de música coral e popular, associações académicas e outras associações culturais), filarmónicas e grupos folclóricos setenta e seis mil, setecentos e cinquenta euros.
Um montante ao qual acresce os múltiplos apoios de caráter logístico que são assegurados pelos vários serviços camarários às mais variadas entidades e eventos de interesse cultural, incluindo os que não integram o Plano Financeiro de Apoio aos agentes culturais.
Na cerimónia de assinatura dos protocolos, o Presidente da Câmara Municipal louvou “a resistência, resiliência e competência” dos agentes culturais do concelho, “mantendo vivas as tradições e a identidade cultural de Ponta Delgada e dos Açores”.
José Manuel Bolieiro defendeu que a relação entre  o poder público e os agentes culturais deve ser de parceria e não de dependência. “O meu entendimento é de sermos parceiros e através do erário público darmos retorno aos cidadãos contribuintes da própria vida cultural em sociedade”, afirmou.
O edil aproveitou a presença dos agentes culturais de Ponta Delgada para anunciar que o Município estima que no próximo ano o financiamento da cultura seja assegurado através do Regulamento Municipal de Apoio a Atividades Culturais.
O documento, que define critérios, valores e timings e garante uma maior transparência e estabilidade de expectativas, esteve até ao início do presente mês de julho em consulta pública e será, agora, remetido a Assembleia Municipal para aprovação.
Os apoios municipais na área do Desporto e Desenvolvimento Social, recorde-se, já são assegurados através de Regulamentos Municipais de Apoio.