Coliseu Micaelense acolhe a Gala do Desporto de Ponta Delgada a 15 de novembro

07 Novembro 2016

A Câmara Municipal vai realizar no dia 15 de novembro, pelas 21h30, no Coliseu Micaelense, a esperada Gala do Desporto de Ponta Delgada 2016.

A conferência de imprensa de apresentação deste evento de cariz solidário, decorreu, hoje, no Centro Municipal de Cultura, e o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, fez questão de afirmar que: “esta Gala é um ponto alto, é um momento de balanço e de enaltecimento dos atletas e dirigentes desportivos locais”.

“Este é um evento que não só enaltece, como ajuda a criar um incentivo a todos aqueles que estão ligados ao desporto”, reforçou o Autarca.
José Manuel Bolieiro referiu, ainda, que “nós entendemos que investir numa política municipal, como esta, que valoriza o desporto, é garantir uma sociedade mais saudável e uma verdadeira educação cívica”.

O Vereador Pedro Furtado, que tutela a área do desporto, também esteve presente nesta conferência e anunciou o tema da Gala do Desporto 2016: “Num ano em que Portugal foi campeão Europeu, o tema desta Gala será o desporto rei, o futebol”.

“O reportório musical desta gala é da responsabilidade da Banda.com e centra-se nos hinos oficiais e não oficiais dos campeonatos do Mundo e da Europa de futebol, que contaram com a participação da seleção portuguesa”, adiantou Pedro Furtado.

O Vereador do Desporto lembrou que “a entrada nesta Gala é livre, mas será colocada no hall do Coliseu Micaelense uma tombola para doações, cujo valor final irá reverter, como habitualmente, a favor de uma entidade desportiva, que trabalhe com atletas de desporto adaptado”.

A apresentação desta Gala, onde serão atribuídos prémios, que são peças únicas criadas especialmente para este evento pelas mãos da artista regional Catarina Alves, fica a cabo da jornalista Vera Santos e do locutor e comentador desportivo Carlos Rodrigues.

Todos os finalistas apresentados nesta Gala foram selecionados por uma comissão independente, constituída por jornalistas desportivos.

Os nomeados para “Jovem Promessa do Ano” são: Luís Cabral (ciclista – Marítimo Sport Clube); Tomás Cabral (motocross) e Victorino Tavares Rodrigues (jet ski – Clube Naval de Ponta Delgada).

Na categoria de “Atleta Feminino do Ano” os finalistas são: Maryam Ramalho Chermiti (basquetebol – Clube União Sportiva), Tânia Oliveira (surf – Clube de Atividades Físicas dos Bombeiros de Ponta Delgada) e Helena Medeiros (padel) .

Quanto ao “Atleta Masculino do Ano” estão nomeados: Ricardo Moura (automobilismo), Paulo Henrique (futebol) e Pedro Dias (basquetebol - Benfica).

Os finalistas para o “Dirigente do Ano” são: Sérgio Santos ( basquetebol – União Sportiva), Francisco Coelho (Grupo Desportivo Comercial) e José Raimundo (Associação de Patinagem de São Miguel).

Na categoria de “Equipa do Ano”, a equipa Sénior Feminina do Clube K (voleibol), a equipa Feminina do Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada ( ginástica) e a equipa Sénior Feminina do União Sportiva (basquetebol) são as entidades que disputam esse prémio.

Para “Treinador do Ano” os finalistas são: António Brilhante (Clube K – Voleibol), Ricardo Botelho (Clube União Sportiva - basquetebol) e Alexandra Barroso (Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada).

Já para a categoria de “Clube ou Associação do Ano”, o Clube União Sportiva (basquetebol), Clube Ilha Verde (atletismo) e Clube Atlético dos Ginetes ( futsal) são os finalistas.

Os nomeados para “Atleta de Desporto Adaptado do Ano” são: Ana Sofia Carvalho (Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores), André Ponte (Clube Naval de Ponta Delgada) e Rúben Garcia (paraciclismo).

Quanto ao “Prémio Carreira”, este será entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro e o nome do vencedor só será revelado no final da Gala.