Bolieiro lança desafio: salvar o oceano através da educação

28 Junho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, defendeu a necessidade de educar a população para a preservação do meio ambiente marinho e, por sua vez, da própria vida humana.
O edil, na abertura do seminário “A Preservação do Meio Marinho”, inserido no exercício “Atlantic Polex.Pt 2018” que contou com o apoio da Câmara Municipal, reconheceu que “não há desenvolvimento que não provoque perturbações”, mas alertou para o facto de o desenvolvimento só fazer sentido se “elevar a qualidade de vida e bem-estar das populações”.
O Presidente destacou a extensão do mar, “verdadeira estrada para conhecer o mundo” e “fonte de recursos essenciais à vida e ao próprio desenvolvimento e progresso em áreas como a alimentar, da saúde e da cosmética, entre outras”.
Ciente das potencialidades do mar e da importância da sua exploração para beneficio humano, criação de riqueza e estabilização do planeta e das consequências de uma exploração excessiva,  José Manuel Bolieiro alertou, com efeito, para a necessidade de “contenção, criação de regras e limitação de abusos”, uma responsabilidade das autoridades e das populações.
O autarca reconheceu as competências dos municípios nesta matéria e congratulou-se com a iniciativa da Autoridade Marítima Nacional, que assegura a reflexão estratégica sobre o mar e sobre a atitude humana em relação ao mar, e pelo seu timing, no arranque da época balnear.
José Manuel Bolieiro aproveitou a ocasião para publicamente agradecer a ação da Marinha Portuguesa e do Comando da Zona Marítima dos Açores, em particular, instituição com quem a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem mantido uma estreita relação de parceria.
“Em todos os momentos se empenham em cooperar com a população e com as instituições locais e regionais para demonstrar não uma força presente, mas antes um parceiro disponível para ajudar a proteção e o desenvolvimento de Ponta Delgada, de São Miguel e dos Açores”, elogiou o Presidente dirigindo-se ao diretor-geral da autoridade Marítima e através deste a toda a Marinha.