Bolieiro reafirma potencial da Ferraria

20 Junho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada reafirmou o valor da zona da Ferraria e reiterou a disponibilidade para, em conjunto com o Governo Regional dos Açores e a Junta de Freguesia dos Ginetes, assumir uma valorização do espaço.
José Manuel Bolieiro, numa reunião ontem com os eleitos locais da freguesia dos Ginetes, sustentou estar-se perante um ativo de natureza com potencial  turístico, que está, neste momento, subaproveitado, e que, apesar de não estar na alçada do Município, preocupa-o.
O edil reforçou que a Ferraria é um espaço ímpar e que pode ser potenciado e colocado ao serviço do termalismo, da saúde e do turismo, reforçando a posição de Ponta Delgada como um destino turístico sensorial.
Na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia dos Ginetes, Albano André Pavão, reconheceu que a Ferraria ainda tem muito para oferecer e disponibilizou-se para, em conjunto com as entidades competentes, nomeadamente a Câmara e o Governo, encontrar uma solução que valorize a orla costeira da freguesia.
O estabelecimento de diálogo e a formalização de parcerias tem sido, num período em que o cofinanciamento do investimento está muito limitado, uma das estratégias de José Manuel Bolieiro com vista à concretização dos objetivos primordiais para Ponta Delgada e para os pontadelgadenses, uma atitude reconhecida pelo presidente da Junta de Freguesia dos Ginetes.
O Executivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidido por José Manuel Bolieiro, deslocou-se ontem, 19 de junho, à freguesia dos Ginetes, dando seguimento ao programa de visitas oficiais às 24 freguesia do concelho.
Para além da reunião, visitou o salão da freguesia, numa obra da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e efetuou um périplo pelos locais indicados pela Junta de Freguesia no lugar da Várzea: Jardim da Sagrada Família (requalificação), Centro de Animação Social (aquisição de imóvel), Campo de Futebol (recuperação) e Cemitério (projeto para capela mortuária).
De seguida, a equipa de José Manuel Bolieiro deslocou-se à Ponta da Ferraria, às Termas e ao Farol, tendo, também, passado pelos locais indicados pela Junta de Freguesia, no centro dos Ginetes: Lugar da Ermida de Nossa Senhora de Fátima (construção de armazém) e  Largo do Tanque (beneficiação de troço). A construção de alpendre na Sede da Filarmónica Minerva e a reativação do ATL na Escola do Plano dos Centenários foram outros dos assuntos em destaque, a par da pavimentação da Lomba da Correia.
Durante a visita foi anunciado que a obra de substituição da rede de distribuição de água nas Rua da Igreja e da Fonte Bela já foi adjudicada. Está previsto no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos 2018-2021 dos SMAS um investimento superior a 157 mil euros na água e saneamento da freguesia.
Também foi feito o apelo para que os Ginetes criem a sua Unidade Local de Proteção Civil.
A deslocação aos Ginetes foi a décima Visita Oficial da Câmara Municipal de Ponta Delgada, sendo que José Manuel Bolieiro já esteve na Ajuda, Arrifes,  Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz e Feteiras. Até ao final do ano vai visitar as restantes freguesias do concelho.
Com o programa de visitas oficiais em curso, o Executivo visa a atualização do conhecimento da realidade local e, ao mesmo tempo, o reforço da proximidade entre eleitos e eleitores e da coesão territorial.
O Presidente da edilidade faz-se acompanhar pelos vereadores, elementos do seu gabinete e responsáveis técnicos dos vários serviços municipais.