Ciência Divertida é para continuar, anuncia Bolieiro

18 Junho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou hoje que o projeto Ciência Divertida vai continuar no próximo ano letivo.
José Manuel Bolieiro, que falava na Escola EB1/JI dos Milagres, na sessão de encerramento do Programa Ciência Divertida 2017/2018, considerou o mesmo fundamental na Educação dos mais novos, dotando-os de conhecimentos fulcrais para a preservação do futuro coletivo e ajudando-as a despertar para o gosto pela ciência e a descobrir vocações.
A Ciência Divertida é, pois, um grande passo no sentido de se caminhar para uma sociedade mais (in)formada e, inerentemente, mais capaz, sendo a Educação e a Educação para a Cidadania uma das grandes apostas da Autarquia.
O edil traçou um balanço bastante positivo das cinco edições do projeto que abrange as trinta e quatro escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Ponta Delgada, numa parceria com a Tetrapi e o Colégio do Castanheiro.
Perante 32 alunos, que de forma entusiástica receberam o certificado de participação no projeto, o Presidente expressou o seu orgulho com o sucesso do programa, dirigindo uma palavra de apreço e reconhecimento aos promotores e essencialmente a todos as escolas do concelho, professores e alunos, pela forma como têm abraçado e potenciado o programa.
Ciência Divertida começou por se destinar aos alunos dos 2.º e 3.º anos de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico de todas as Escolas Básicas do concelho, abrangendo atualmente os do 3.º e 4.º anos, e tem como objetivo fazer as crianças entrarem em contacto com os ensinamentos científicos, ao nível experimental.
Neste programa, uma vez por semana, nas salas de aula são montados pequenos laboratórios, que exploram as diversas temáticas do estudo do meio, como o corpo humano, higiene, ambiente que nos rodeia, sustentabilidade, e as plantas.