Bolieiro defende “políticas públicas facilitadoras e desburocratizadoras”

15 Novembro 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, participou, esta segunda-feira, como orador, na iniciativa “Novos modelos de trabalho, empreendedorismo e inovação”, organizada pelo UnOffice - PDL Business & Cowork Center.

José Manuel Bolieiro afirmou que a sua visão estratégica sobre as empresas centra-se na defesa de “políticas públicas facilitadoras e desburocratizadoras”.

“As políticas públicas devem facilitar, invés de travar a criatividade dos empreendedores” reforçou o Presidente do Município.
O Presidente da Autarquia referiu que “é necessário que a política pública exista para aquilo que não incomoda, ou seja apenas para facilitar e descentralizar”.

“É preciso ter coragem para redefinir e reduzir as competências da função pública, saindo da lógica burocrática em prol da mudança de mentalidades a partir da troca de experiências em comunidade”, salientou o Autarca.

José Manuel Bolieiro ainda elogiou o trabalho da UnOffice - PDL Business & Cowork Center, por ser “um exemplo de um pressuposto de codecisão, coworking, e coparticipação”.

No fundo, o Presidente do Município de Ponta Delgada defendeu, nesta iniciativa, que “é preciso ter um sentido estratégico, tanto na política pública como na empresarial, que aproxime a decisão das pessoas”.

Outro dos oradores desta iniciativa do UnOffice, foi o professor auxiliar da Universidade dos Açores, Flávio Tiago, que defende que “a criatividade e o empreendedorismo são palavras interessantes, que não são nada sem as pessoas”.

“O Marketing, hoje, é as ações do dia-a-dia e criar negócios é construir relações. Não nos podemos esquecer, que o principal elemento de toda esta dinâmica são as pessoas”, acrescentou este estudioso que se tem dedicado a nível profissional às áreas de marketing, gestão estratégica e organizacional.

Daniela Marzavan foi outra oradora deste encontro, é consultora de várias Organizações Não Governamentais (ONG) e empresas e apresentou “a comunidade, a colaboração e a sustentabilidade financeira” como os princípios fundamentais para favorecer ao crescimento do empreendedorismo e da inovação.

A iniciativa “Novos modelos de trabalho, empreendedorismo e inovação” teve uma grande adesão por parte dos possíveis empreendedores e pretendeu colocar em discussão as diferentes visões sobre o atual contexto de empreendedorismo e inovação na Europa e nos Açores.