Bibliotecários, arquivistas e documentalistas merecem elogio público porque preservam a nossa memória coletiva

18 Novembro 2016

O Presidente da Câmara Municipal afirmou, esta manhã, que os bibliotecários, arquivistas e documentalistas merecem uma homenagem e elogio público, porque preservam a nossa memória coletiva para o futuro.

José Manuel Bolieiro falava na sessão de abertura do XV Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, subordinado ao tema "Arquivos, Bibliotecas e Museus: Gestão de acervos digitais", que decorreu na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Destacando a importância do trabalho que esses profissionais desempenham, José Manuel Bolieiro sublinhou que o encontro em questão mostra-nos “como se pode trabalhar, divulgar e acolher aquela que é a memória coletiva de Ponta Delgada, que não se perde no tempo.”

Para o Presidente da Câmara, trata-se de um trabalho que “faz do presente uma oportunidade para não se perder o futuro, com registo, com arquivo, com a metodologia de organizar a futura consulta. E têm também, hoje, e neste encontro, uma referência das novas tecnológicas”.

Os bibliotecários, arquivistas e documentalistas, adiantou, “interpretam o presente e preservam a memória coletiva, que não se perde com o passar dos tempos.”

Apelando à interação entre todas as instituições públicas e privadas, o Presidente da Câmara homenageou, em nome pessoal e institucional os bibliotecários, arquivistas e documentalistas, apelando ao respeito público pelo trabalho destes profissionais.