Bolieiro recebe nova direção da Anafre nos Açores

18 Maio 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, recebeu, em audiência, a recém-eleita direção da delegação da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) nos Açores, presidida por Jaime Rita.
O coordenador da Anafre nos Açores deslocou-se aos Paços do Concelho para apresentar cumprimentos à edilidade e dar conhecimento do seu projeto de missão enquanto representante dos eleitos das freguesias.
Jaime Rita e a sua equipa deixaram uma referência elogiosa no que concerne à relação do Município de Ponta Delgada com as freguesias, considerando-a, reportou José Manuel Bolieiro, “um bom exemplo para todos os Municípios dos Açores”.
Os representantes solicitaram, inclusive, mais informações sobre o modelo praticado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada no relacionamento financeiro com as autarquias de freguesia, baseado no princípio de descentralização de competências e de gestão através de acordos de execução e contratos administrativos num montante anual em 2018 de 1,8 milhões de euros.
Um paradigma que assegura a entrega das verbas de forma regular e previsível, por via de duodécimos.
No encontro, que teve lugar nos Paços do Concelho ao final da tarde, José Manuel Bolieiro anunciou estar a trabalhar no reforço da proximidade com as freguesias. “Estamos a preparar, com o intuito de estar em funcionamento em 2019, a descentralização de Proximidade relativa à oportunidade de garantir ao munícipe na sua própria freguesia relacionar-se de forma burocrática com a Câmara Municipal sem necessidade de se deslocar à cidade”, explicou o Presidente.
A Anafre revelou ao edil  pontadelgadense a necessidade e o gosto em ter uma sede, sendo que o Município de Ponta Delgada mostrou-se disponível para colaborar com outros responsáveis na concretização deste sonho, que é “meritório e adequado”.
Outra nota deixada por Jaime Rita foi a intenção de se constituírem  como atores do pensamento da descentralização nacional do poder local e de afirmarem o valor das freguesias no processo de descentralização em geral e no acesso a fundos comunitários.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Humberto Melo, também esteve presente no encontro.