Ponta Delgada já está iluminada para a época natalícia e com um programa recheado de música e muita animação

18 Novembro 2016

A abertura da iluminação de natal teve lugar hoje nas Portas da Cidade de Ponta Delgada, na presença do Presidente José Manuel Bolieiro e restante executivo camarário. Neste dia, várias lojas fecharam às 22h00.

O programa sócio-cultural e solidário de Natal, promovido pela Câmara de Ponta Delgada, através da sociedade Coliseu Micaelense, prolonga-se por 27 dias, começando hoje e terminando a 14 de 2017, com um total de 61 eventos em espaços fechados e nas ruas do Centro Histórico.

O grande objetivo desta iniciativa da Autarquia da maior cidade açoriana é animar e dinamizar o comércio e a restauração do Centro Histórico de Ponta Delgada.

Iluminação nas principais artérias comerciais do Centro Histórico, música ambiente nas ruas com maior movimento comercial, 20 espetáculos musicais e de animação musical de rua fazem parte do programa de natal, que é realizada em pareceria com os comerciantes, nomeadamente através da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e várias associações e grupos musicais e de animação de rua.

Há ainda a salientar o Mercadinho de Natal Solidário, o Mercado Urbano de Artesanato, a Campanha Solidária de Brinquedos, além de inúmeras atividades de animação infantil, duas exposições, dois concertos solidários e dois lançamentos de livros.

O Presidente da Câmara reafirmou o grande objetivo da programação de natal da Autarquia, que é dinamizar a atividade cultural de rua como atrativo para a aglomeração de pessoas, além de favorecer a revitalização urbana do centro histórico com a realização de iniciativas paralelas, mas complementares, à ação dos comerciantes na promoção do consumo nas ruas de Ponta Delgada.

O programa tem um custo de global médio de 170.000 euros e visa, ainda, a valorização das associações e agentes culturais do Município, através das suas participações e dos seus contributos, e reforça a estratégia de potenciar a participação do consumidor junto das principais artérias comerciais do centro histórico.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada faz, anualmente, esforço financeiro para que haja uma maior ligação com a comunidade, com o comércio e com a dinamização do centro histórico de Ponta Delgada na época natalícia.

No entanto, os empresários e própria administração pública regional devem, segundo José Manuel Bolieiro, colaborar na revitalização do Centro Histórico de Ponta Delgada.

A ideia da Autarquia, em manter o figurino do natal de 2015, segundo José Manuel Bolieiro, tem a ver com o facto do mesmo ter sido um sucesso.
No que respeita à iluminação, o Presidente da Câmara disse que foi aumentado o número de ruas enfeitadas, uma vez que se pretendeu atender a sugestões e apelos de vários comerciantes e moradores de ruas do Centro Histórico que até ao momento não eram contempladas com iluminação.

Por outro lado e no que respeita à passagem de ano em Ponta Delgada, uma iniciativa da Câmara do Comércio e Indústria, a que a autarquia se associa, terá muita música nas Portas da Cidade e fogo de artifício.

Segue-se, como habitualmente, o tradicional Baile de Reveillon, no Coliseu Micaelense, cujos bilhetes já estão esgotados.