Câmara Municipal está disponível para colaborar com PSP na melhoria dos meios e instalações

09 Maio 2018
Carmen Costa

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está disponível para colaborar com a Polícia de Segurança Pública na melhoria dos meios e instalações disponibilizadas.
O anúncio foi feito por José Manuel Bolieiro na sessão comemorativa do 19.º aniversário do Comando Regional dos Açores da PSP.
“Para breve, e em boa articulação com o senhor comandante da Polícia de Segurança Pública, o Município de Ponta Delgada estará disponível para colaborar com a PSP na melhoria de meios, sobretudo de instalações”, avançou.
O edil acrescentou que a PSP tem feito “o suficiente com a insuficiência de meios recursos”, o que só foi possível graças à “criatividade e brio de agentes e dirigentes”, e desafiou o Estado a “assegurar o reforço de meios suficientes para a excelência qualitativa da missão de segurança e ordem públicas nos Açores.”
O Presidente congratulou-se com o facto de a Região conviver com um “bom índice de sentimento de segurança e uma baixa taxa de criminalidade violenta”, fundamentais para o incremento do Turismo, mas que importa, no seu entender, aperfeiçoar.
José Manuel Bolieiro, em nome pessoal e do Município de Ponta Delgada, enalteceu e honrou o papel e a missão da Polícia de Segurança Pública no cumprimento das responsabilidades de segurança e ordem públicas. “Na verdade, um estado de direito não dispensa no seu plano nacional, regional autónomo e local o brioso desempenho desta missão de ordem e segurança públicas que a PSP assegura”, defendeu o Presidente.
O autarca pontadelgadense dirigiu também uma palavra a todos os homens e mulheres que cumprem esta missão, desempenham um papel “essencial na integração e inclusão social , política e cultural” e apresentam-se como referências pelo exemplo.
“De inequívoca convicção nacional de portugalidade , mas também arreigado convicto das virtudes da autonomia política, saúdo esta reconfiguração do Estado e a organização da PSP com o comando regional, pois assim se compreenderá maior cooperação entre as instituições do poder regional e local com estas soluções de Estado e de soberania”, expressou José Manuel Bolieiro.
Na sua alocução, o Comandante do Comando Regional dos Açores da PSP agradeceu a presença de José Manuel Bolieiro na sessão comemorativa do 19.º aniversário do comando, “sinal inequívoco do apreço e consideração da Autarquia e do seu Presidente para com o trabalho da PSP”.
O Superintendente João Poças Correia elencou alguns dos êxitos e dificuldades da instituição de segurança, nomeadamente a carência de meios humanos, e apontou a manutenção da ordem e paz na social na comunidade como a principal preocupação e missão da PSP.
O evento contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna. Isabel Oneto destacou a segurança como marca do Turismo, que importa preservar,  e congratulou-se com o facto de os Açores serem uma região “pacífica” e que apresenta a menor taxa de criminalidade do país.
A governante deixou também uma palavra de agradecimento a José Manuel Bolieiro pelo apoio manifestado.
Em dia de aniversário, e atendendo à cooperação existente entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Polícia de Segurança Pública, a PSP agraciou a Autarquia com uma lembrança “simbólica” e alusiva ao 19.º aniversário do Comando Regional dos Açores.