Passar para o Conteúdo Principal Top
Viver Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
Hoje
Máx C
Mín C

Ambiente e proteção animal

A Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos inclui os Serviços Urbanos e o Centro de Recolha Oficial de Animais.

F - 7607

Os Serviços Urbanos (SU) têm a seu cargo a limpeza das freguesias da cidade de Ponta Delgada e a recolha e transporte dos resíduos urbanos em todas as freguesias do Município.

O encaminhamento dos resíduos indiferenciados e dos resíduos de embalagem (papel/cartão, plástico e metal e vidro) recolhidos seletivamente é realizado para a entidade responsável pelo seu tratamento e destino final – Associação de Municípios da Ilha de S. Miguel.

Para a garantia de um serviço de recolha de qualidade, os Serviços Urbanos disponibilizam aos munícipes contentores para o armazenamento temporário dos resíduos urbanos, instalam ecopontos em todo o Concelho, de modo a fomentar a prática de separação de resíduos de embalagem (papel/cartão, plástico/metal e vidro) e promovem sessões e campanhas de sensibilização e informação às escolas básicas do concelho, ATL’s e população em geral, sobre a problemática crescente dos resíduos e as formas disponíveis para os valorizar.

O objetivo é assegurar, a médio prazo, a valorização do “lixo”, sob o lema “ Separar hoje, preservar o amanhã”, visando, em última instância, resolver a problemática crescente do consumo e preservar os recursos naturais.

O Centro de Recolha Oficial (CRO) é responsável pela proteção animal.

O principal objetivo deste espaço é a recolha de animais de companhia que se encontram abandonados ou errantes na via pública, tentando sempre, e após analisar o estado hígido e grau de sociabilização do animal, arranjar-lhe uma família adotiva.

IMG_1673